terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Como viver sem medo

O medo cerceia os nossos passos e impede o nosso progresso. Temos medo de inúmeras coisas. Porém, o medo da doença e da morte são os principais. O medo é um sentimento decorrente de pensamento negativo. E o que fazer para viver sem medo? A resposta é: Controle os seus pensamentos. Para tanto, substitua sempre que vier um pensamento negativo, por outro positivo. Pense em coisas boas. Não deixe que o mal infiltre na sua mente.

Já perdi noites de sono fazendo tempestade em copo d' água. Hoje uso essa técnica. Cuide de tudo o que é bom e descarte o que não presta. Não perca o seu tempo com pensamentos tolos. No mais, porque o pensamento atrai aquilo que você pensa. A imagem que você cria na mente, se frequente, tende a materializar-se. A história de Jó, na Bíblia, mostra o quanto é ruim pensar em fracasso.

Jó era rico mas perdeu tudo o que tinha por viver de forma pessimista e se queixando das coisas ruins que lhe aconteciam. Ficou revoltado com Deus. Dizia: "Eu não merecia isso". Queixava-se até mesmo de ter nascido: "Por que não morri no ventre materno, ou não expirei logo ao sair das entranhas" (Jó 3:11).

De tanto pensar em fracasso, fracassou. Foi perdendo os animais e as coisas. Um boi morria aqui, uma vaca morria ali, uma cabrito acolá. Perdeu, também, cavalos e jumentos. Seu filho mais velho fez uma festa e convidou todos os irmãos. A casa incendiou e morreram todos. Jó ficou sem os sete filhos e na miséria. Doente e cheio de feridas percebeu que seus maus pensamentos foram a causa de tudo.

Sentiu que, somente ele, era o culpado. Pediu perdão a Deus. Disse: "Senhor, reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto" (Jó 41:2). Foi perdoado e Deus restituiu em dobro tudo o que ele havia perdido. Teve, nesse segundo tempo, sete filhos e sete filhas. E suas filhas eram as moças mais lindas da região. Jó passou a confiar em Deus e a não ter medo da vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário