quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

AME A SABEDORIA

Procure ter sabedoria para obter sucesso em tudo o que faz. Sem conhecimento, acerca das coisas, você é um barco sem rumo no oceano da vida. Mas, com sabedoria, você é um navegante com bússola e vai dar, por certo, num porto seguro. Um aforismo popular diz que "quem sabe vale mais".  Aprenda, pois, sempre.

Tão importante é a sabedoria que a Bíblia tem um livro inteiro dedicado a ela, atribuído a Salomão, que foi o rei mais sábio e rico de todos os tempos. Foi Salomão quem disse: "Eu a amei e procurei desde a juventude e aprendi fazê-la minha esposa, apaixonado por sua beleza. A sua convivência com Deus realça a sua nobre origem, pois o Senhor de todas as coisas a amou" (Sabedoria 8:2-3). Veja que lindo! Deus amou a sabedoria e Salomão se apaixonou por ela.

E onde encontrar sabedoria? Nos livros. É nos livros que você a encontra. Leia, portanto, sempre. Mais e mais. Apaixone-se pelos livros. Eu desde a adolescência me apaixonei por eles. Pego num livro acariciando-o como se fosse a mulher amada e ao folhear suas páginas deleito-me com o seu conteúdo. Sou um amante dos livros, apaixonado.

Sinto tristeza quando entro numa casa e não vejo nenhum livro. "Uma casa sem livro é como um corpo sem alma", já disse o filósofo. Outra coisa que me entristece é ouvir alguém dizer: "Não gosto de ler". O progresso da humanidade está nos livros. Devemos, pois, estimular a leitura e todos nós podemos assim agir. 

Indique, destarte, um livro para alguém que você gosta, fale sobre o que ele encerra e acerca do autor. Se possível, empreste-o ou dê de presente. Gosto da frase: "Livro, presente de amigo". Aprenda a dar livro de presente. É durável. Melhor do que oferecer pizza que só dura quarenta e oito horas. O livro dura uma vida inteira. Pode durar 100 anos ou mais. Minha edição da "Lei do Triunfo", em quatro tomos, de Napoleon Hill, é de 1956. E tenho outros livros antigos. Gosto do moderno, mas, tenho meu lado conservador. Estou convicto de que conhecimento é poder. Leia mais, para ser mais.

Ame a sabedoria.

_________________________________________________________________________________

JOSÉ MOURA GOMES é escritor motivacional, autor dos livros: "Querer é Poder";
 "Vou Vencer";  "Como Eliminar Preocupações e Ser Feliz; "Tenha Sucesso em Tudo" e outros. Em Teresina, onde foi Promotor de Justiça, seus livros estão entre os mais vendidos nas livrarias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário