quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

COMO LIDAR COM O ESTRESSE




Afinal, o que é o estresse tão falado em nossos dias? É o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras, capazes de perturbar a homeostase; estrição (definição do dicionário Aurélio). Mas, falando o português claro, é um mal estar físico que pode produzir dores de cabeça, insônia, acne, resfriados frequentes, choros, esquecimento e decisões precipitadas. Em longo prazo, o estresse pode produzir pressão alta, úlcera estomacal e levar ao alcoolismo. Os cabelos podem embranquecer antes do tempo e os dentes podem ficar cariados.
                       Como evitar esse mal tão terrível. Devemos, primeiramente, identificar o estressor. Isto é, o agente produtor do estresse. Você precisa se livrar dele o quanto antes ou, simplesmente, saber lidar com ele, já que, às vezes não há como eliminá-lo de plano. O agente estressor pode ser uma separação conjugal, uma briga em família, uma mudança de escola ou de trabalho, o desemprego, o excesso de compromissos e a falta de dinheiro.
                        Durante minha vida passei por alguns períodos em que fui, por esse mal, acometido. Mas o mais grave ocorreu durante a época em que eu prestava concursos. Na verdade, na ância de ser aprovado, me excedi. Estudava 12 horas por dia. Certo dia percebi que as coisas, comigo, estavam indo mal. Assustava-me com uma simples buzina de carro e quando via uma criança andando solta da mão da mãe, já pensava que ela podia correr e morrer atropelada ao atravessar a rua.
                       Fui ao médico neurologista. Levei um sermão. Repreendeu-me como se eu fosse uma criança travessa: "Como pode, você, um advogado, cometer o erro de estudar 12 horas por dia? A capacidade do ser humano é de apenas 6 horas de estudo. Além desse período nosso cérebro começa a rejeitar. É como um computador que rejeita as informações em excesso". Proibiu-me de pegar em livro durante uma semana. Mandou-me, diariamente, passear no parque, ver os passarinhos. Nada de TV ou rádio. Academia, sim. Exercícios físicos e alimentação leve, equilibrada. Foi assim que me livrei do estresse.
                         Não pense que esse é um mal da cidade grande, onde a vida é mais agitada. Já vi gente com pânico, medo de morrer, em Jaicós (PI), sem motivo justificado. E pasme-se! Já vi gente morando na cidade, em apartamento do terceiro andar, procurando cobra em baixo da cama.
                         Portanto, identifique o estressor para enfrentá-lo. De resto, pratique exercícios, tenha uma dieta equilibrada, durma adequadamente, planeje o seu tempo e não se preocupe com coisinhas. Lembre-se, porém, que um pouco de estresse todos nós temos. Daí ser necessário saber lidar com ele.
                        
                        
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário