sábado, 25 de junho de 2016

Exerça uma liderança responsável

Vivemos numa época de escândalos sem precedentes. Líderes em todo o mundo são pegos em falcatruas. Na política, no esporte e até mesmo nas religiões. Nos Estados Unidos, nação mais poderosa do mundo, o presidente Bill Clinton sofreu "impeachmend" pelo escândalo com Mônica Lewinsky, acusado de perjúrio e obstrução da justiça. E, outro presidente, Richard Nixon renunciou o mandato por corrupção.

No Brasil, vemos a "novela" da corrupção todos os dias na TV. A operação "Lava-Jato" é o terror dos políticos desonestos e dos grandes empresários que mantêm negócios com o governo. E um juiz, Sérgio Moro, é o herói, o paladino. O certo é que o Brasil está sendo passado a limpo.

A falta de caráter é o maior defeito do líder. Sem ética e moral, cedo ou tarde, despenca como manga madura caindo do pé, prejudicando profundamente a família e todos que estão à sua volta. Não há sustentação para quem não tem caráter. Certo é que liderar exige força moral. Quem exerce liderança, especialmente na política, enfrenta tentações de toda a espécie. E o dinheiro, quase sempre, fala mais alto. Daí a necessidade de estrutura forte. Disposição para cumprir um propósito com paixão e comprometimento com os valores éticos. Sobretudo ter religiosidade e temor a Deus.

Apesar de vivermos dias conturbados, temos uma herança boa na qual podemos nos espelhar. Nesse diapasão devemos lembrar Abraham Lincoln, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela e tantos outros de força moral indestrutível. Eles tiveram suas crenças, moldaram seus valores, seus princípios. Mantiveram liderança eficaz e duradoura, dentro da honradez.

O caráter é importante porque fortalece sua vida tornando-o pessoa íntegra e honrada; permite que você cumpra seu propósito; protege sua liderança permitindo que você deixe um legado para as futuras gerações. Morrer sem honra é o maior dos infortúnios. "O preço da grandeza é a responsabilidade" (Winston Churchill). Acho, pois, que a responsabilidade repousa no caráter.

Exerça uma liderança responsável. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário