sábado, 22 de abril de 2017

Seja carismático

Se você observar bem, verá que as pessoas de sucesso têm algo diferente. Características que as diferenciam das pessoas comuns. Quase sempre, na aparência pessoal: vestuário, maneira de olhar, aperto de mão, tom de voz, palavras positivas, etc. Na verdade são diferentes. Se fizeram diferentes. Adquiriram uma personalidade atraente.

Você também pode ser diferente. Carisma é coisa que se adquire. Ninguém nasceu carismático. Todos nós nascemos nus e chorando. Tal arte pode ser cultivada. Cuide, destarte, da sua forma de olhar as pessoas, do seu aperto de mão, do seu sorriso, do seu vocabulário e, especialmente, do seu otimismo. Ninguém tem o direito de deixar uma pessoa ruim, depois de a ter encontrado. Se ela está de baixo astral levante-a, e se de bom, levante-a mais ainda.Vivemos de reconhecimento, de estímulo, de elogios. Assim, você atrairá as pessoas.

Quando resolvi ser palestrante motivacional, procurei alterar meu visual. Abri o guarda-roupas e vi que meus ternos já estavam fora de moda. Precisava, pois, cuidar das roupas. Fui me olhar no espelho. Vi que meus cabelos precisavam ser deixados um pouco mais longos. Sorri. A pessoa do espelho sorriu também. Notei que o sorriso era importante. Quando sorrimos, nosso interlocutor sorri também. Olhei para meus pés. Precisava abandonar aqueles sapatos de senhor, de bico quadrado. Enfim, precisava de uma reforma geral.

Conversei com minha mulher. Ela adorou a ideia. Fomos na loja mais moderna do Shopping Iguatemi em São Paulo. Lá provei roupas e calçados. Fiz minha escolha. Saí moderninho: calças justas, blazer de gola estreita, camisa combinando, sapatos de bico fino, lencinho na lapela etc. Pronto para o combate. Comprei um suporte para fixar o celular e fazer Periscope e um microfone, para como nas palestras, treinar a minha apresentação. Revisei meus conceitos de como falar em público. Preparação total.

De resto, passei a ver como os palestrantes, em todo o mundo, se portavam. Escolhi o meu tipo. Você também pode se preparar para atuar na sua atividade, qualquer que ela seja, sendo carismático; sendo diferente. Mahatman Gandhi se preparou quando quis chamar  a atenção do mundo para sua causa: libertação da Índia. Deixou de lado o terno e a gravata, raspou a cabeça, vestiu-se num lençol e calçou sandálias. Mais parecia um guru indiano. Porém, nada adianta tudo isso se você não tiver um caráter integro e verdadeiro, que é a base para ter uma personalidade atraente.

Seja carismático.

                                                 ________________________________

Prepare-se para fazer a diferença. Você precisa sair do comum para chamar a atenção das pessoas. 
Seja, pois, carismático. Use palavras positivas, seja entusiasmado e vá atrás do seu objetivo de vida.                                              

                                                 ********************************


Se você quer atingir a excelência no que faz, prepare-se, prepare-se, prepare-se. O Rotary Club Internacional quer fazer a diferença e mostrar ao mundo o que faz pela humanidade. Nas palestras, que profiro no Rotary, abertas ao público, procuro ir de encontro a esse propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário