segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

ACALMAI-VOS



As pessoas, atualmente, vivem nervosas, preocupadas e com medo. Dizem os entendidos que, à preocupação, à ansiedade, o estresse e à depressão, são os males do século. Certo é, entretanto, que o homem desde a antiguidade viveu preocupado. Mas, nunca como hoje. Jesus disse: "Seja manso como eu sou". Se seguirmos o seu conselho não nos preocuparemos à toa. Não viveremos agitados. Com efeito, a Bíblica nos consola: "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus" (Filipenses 4:19).

Eu ia de São Paulo, para Teresina, com minha mulher e meu filho Fábio. Ocupávamos uma fileira de três lugares no avião. Apesar do tempo chuvoso a decolagem se deu sem alteração. Mas, ao alcançar altura começou a trepidar. Veio a ordem do comando: "Apertem os cintos. Estamos passando por área de instabilidade". Na janela, o Fábio olhava as nuvens escuras e o avião tentando se livrar delas. Minha mulher, de crucifixo na mão, nervosa, rezava insistentemente.

Procurei lhe tranquilizar dizendo: Fique calma, está tudo bem. Pense positivo. Imagine que, no aeroporto em Teresina, tem pessoas nos esperando e nos levarão para um belo jantar. Disse, ainda: Se Jesus tivesse que lhe dirigir a palavra diria: "Se estou com você, por que ter medo?". E, agora, quando tenho qualquer receio repito para mim mesmo: "Se Jesus está comigo, por que ter medo?". Faça você, também, essa reflexão nos momentos de aflição. "Tenha fé, ainda que seja do tamanho de um grão de mostarda".

E mais. No seu dia a dia, em casa ou no trabalho, quando lhe vier alguma agitação procure se acalmar. Faz bem ao seu coração e o seu dia será melhor. Saiba que tudo passa: o bem e o mal. Meu saudoso pai, José Arlindo Gomes, um filósofo popular, dizia: "Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe". E, se for noite, não tenha insônia. "Amanhã e outro dia e o Sol volta a brilhar".

Fui advogado do Gilmar dos Santos Neves, goleiro da Seleção Brasileira e bicampeão mundial. Certo dia perguntei ao Gilmar como um goleiro deve agir para ser campeão. Ele respondeu: "Manter-se calmo e não perder a bola de vista". Esse método serve, também, para nós. "Manter a calma e estar focado no objetivo". Viver agitado, para que? Afinal, agitação e preocupação não pagam dívidas.

Acalmai-vos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário