sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Aproveite o seu tempo


Procure aproveitar o tempo que lhe sobra para fazer alguma coisa útil. Estudar um idioma, pintar um quadro, escrever um livro. Nunca se sabe se aquela simples atividade, exercida apenas para preencher o seu tempo, vai lhe dar notoriedade. O universo está agindo em favor de quem procura realizar os seus sonhos. E o sonho de tornar-se pintor pode estar no simples fato de adquirir uma tela, pincel e tinta. Assim também outros desejos poderão se realizar, com o simples começo.
         Quando esperava para ser chamado para exercer o cargo de promotor de justiça, após aprovação em concurso, resolvi preencher o tempo ocioso escrevendo o livro "Direito dos Juizados Especiais Criminais". A espera foi de quase um ano. E jamais imaginei que estava, com isso, preparando-me para exercer a minha principal atividade de hoje.
          Procurei enfocar a Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, nos seus variados aspectos. Evitando a prolixidade, comento artigo por artigo da lei, de forma simples, porém com rigor técnico. Ao escrevê-lo fui atento ao que diz Samuel Johnson, escritor inglês: "O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer".
             Valeu a pena. Quando tomei posse, fui mandado para o sertão do Piauí. A lei, com poucos anos de vigência, era pouco conhecida por juízes e promotores. Foi sucesso. Eu próprio, aplicando-a tirei muitos "ladrões de galinha" das masmorras. Presos em celas com assaltantes, homicidas e estupradores. A Lei nº 9.099/95 serve para isso: descongestionar os presídios. Visa a aplicação de penas alternativas da prisão, como multa, prestação de serviços à comunidade e interdição temporária de direitos. Somente para quem comete crime de pequena potencialidade ofensiva. E mais: não se aplica a lei ao reincidente. O benefício é dado uma única vez.
                Foi meu primeiro livro e gostei. Gostei tanto que já tenho outros publicados: "Pensando na Criança e no Estatuto"; "Querer é Poder"; "Vou Vencer"; "Como Eliminar Preocupações e Ser Feliz"; e o romance "Haroldo e Maria Clara". Veja que coisa incrível! De um pequeno livro de Direito, com 170 páginas, escrito para preencher o tempo, tornei-me escritor de autoajuda e romancista.
               Você também poderá ser escritor ou sei lá o que. Basta querer e começar. Experimente! Usando uma expressão comum: "É um barato!".
                   Aproveite o seu tempo!
                              
                                              *******************************

Coloque na sua vida o "Querer é Poder". Nada pode deter quem quer com intensidade, com paixão. JMG
                                            
                                           e-mail: j.mouragomes@bol.com.br
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário