quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

As andorinhas voltaram



O título faz lembrar uma canção sertaneja: "As andorinhas voltaram e eu também voltei". Mas escrevo para dizer que estive em Campinas, "terra das andorinhas", e que a cidade ainda pode levar esse título. Elas sempre voltam no verão. Tive, por alguns instantes, observando-as. Voam em bando, fazendo lindas evoluções.

Como as andorinhas, devemos viver em bandos. "Uma andorinha só, não faz verão". Não queira levar uma vida sempre só. Nunca fique na toca, na caverna. Mostre-se para o mundo. O mundo é belo e tem muito para lhe dar. É obra de Deus, feito para você. 

Recentemente saí de Teresina, do conforto, uma rotina diária, para conviver durante seis meses com um grupo de pessoas: alunos do curso de Liderança 360 graus, da Escola de Administração de Empresas São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem o empresário Abílio Diniz como orientador e um dos professores. Aliás, o principal. Foi um período rico de informações e relações humanas. Éramos como as andorinhas de Campinas: fazendo evoluções, encantados com o que aprendíamos. Ao todo, sessenta. Fizemos um bom verão. 

Também, matriculei-me no Curso de Oratória da Associação Comercial de São Paulo e União Brasileira de Escritores - UBE, tendo ao final do curso (dez. 2014), sido o orador da turma. O grupo era pequeno, mas de muito querer. Todos saíram preparados para falar em público. Muitos discursos; sobre tudo. Nas aulas era dado, a cada um, um tema a ser desenvolvido na hora. Com raciocínio rápido tínhamos que desenvolver o discurso, com início, meio e fim. Foi gratificante.

Para vencermos na vida temos que sair da nossa zona de conforto. Perder o medo. Arriscar, arrojar, empreender. Sobretudo, ser uma das andorinhas de Campinas: voar em bando; fazer verão.
                                                      
                                                       ************************

           A vida só ama os fortes. Seja resistente e firme como uma rocha. Você pode! - JMG

        



Nenhum comentário:

Postar um comentário