quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Dicas para mudar de vida

Muitas pessoas vivem desejando mudar de vida, sem saber como, sem ter coragem para enfrentar uma nova realidade. Levam toda a existência num trabalho enfadonho, numa casa, num bairro ou numa cidade que não lhes agrada. Vão aqui algumas dicas de como fazer para mudar de vida. 
1. Acredite que é capaz. A primeira coisa que você precisa fazer para mudar de vida é acreditar que é capaz. Acreditar no seu potencial e que é possível mudar de vida. Acreditar que "querer é poder". Pautei toda a minha existência com base nesta filosofia e sempre me dei bem. 
2. Procure gostar de você. Procure desenvolver sua autoestima gostando de você. Quem é seu maior amigo? É você mesmo! Ame-se. Nunca menospreze sua pessoa. Nunca diga: eu não posso, eu não consigo, isso não é para mim. E sim, eu posso, eu consigo, isso poderá ser meu. Saiba que todos os sonhos podem ser realizados. A história da humanidade está repleta de exemplos. Santos Dumont deu asas ao homem, quando conseguiu com seu dirigível dar a volta na Torre Eiffel; Tomás Edson iluminou o mundo com a invenção da lâmpada elétrica. Ambos conseguiram isso, após inúmeras tentativas infrutíferas. 
3. Escreva sua vida. Passe para o papel a história de sua vida: suas conquistas, suas decepções, suas emoções. Com isso, você poderá encontrar o seu "verdadeiro eu". Recentemente uma leitora do meu livro "Querer é Poder", uma psicóloga de Florianópolis (SC), escreveu-me dizendo que pretendia separar-se do marido. Queria uma orientação jurídica. Muito embora tivesse advogado, queria ouvir-me. Escreveu uma carta/livro. Muitas e muitas páginas contando desde o primeiro encontro com o marido até os dias atuais: problemas conjugais, financeiros e emocionais. Nada escapou, foi minuciosa. Quando lhe perguntei por que detalhou tanto, respondeu que escreveu tudo aquilo, principalmente, para ela. Queria fazer uma análise da situação.
4. Assuma a responsabilidade. Não culpe os outros pelos seus fracassos. Somos pessoas únicas no mundo. Não há nesse imenso universo duas pessoas iguais. Você é responsável pelo seu sucesso ou fracasso. Você! Unicamente você! Mas, ao invés de ficar culpando-se pelas coisas que não deram certo, procure empreender uma nova maneira de encarar a vida. De forma positiva, tirando lições dos fracassos.  
5. Aproveite o tempo. Há tempo para tudo. Eu trabalhava durante o dia, quando resolvi cursar a faculdade. Andava com o livro debaixo do braço, lendo enquanto esperava a condução. Lendo no ônibus, em qualquer lugar e a qualquer instante. Uma página que fosse. Nos fins de semana me enfiava na biblioteca pública. Era estudante pobre e não podia comprar alguns dos livros. Aproveite, também, alguns fragmentos de tempo. 
6. Ganhe saúde. Comer na hora certa, evitando alimentos gordurosos, ingerindo carnes brancas, legumes, frutas e verduras e mastigar bem os alimentos, são recomendações médicas. Lembre-se de que comer é uma arte e você precisa aprendê-la o quanto antes. Você precisa, também, praticar exercícios. Isso não custa dinheiro. Meia hora de caminhada, diariamente, é o quanto basta. Tenho um amigo advogado que, por não ter tempo para isso, vai para o escritório caminhando. O paletó e a gravata ficam no escritório.
7. Dê ao dinheiro o valor que merece. Sempre ouvimos dizer que o dinheiro não trás felicidade. Isso é uma verdade insofismável. Mas não é por isso que vamos desprezá-lo. Evite, pois, as coisas supérfluas. De resto, livre-se das dívidas, fazendo um planejamento financeiro. Poupe 10% do que ganha. Um pecúlio, por menor que seja, lhe dará segurança para empreender na vida uma nova jornada. E, por fim, siga o lema "Vou vencer! Eu quero, eu posso".

                                              *******************************

"Ao invés de ficar culpando-se pelas coisas que não deram certo, procure empreender uma nova maneira de vida. De forma positiva, tirando lições dos fracassos". - JMG

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário