sexta-feira, 10 de abril de 2015

Seja atual

Nada mais desagradável do que o encontro com uma pessoa ultrapassada, do tempo da onça. Seja atual. Portanto, procure aprender e adaptar-se aos novos tempos. O mundo está sempre mudando. Limitar-se apenas ao que sabe vai lhe trazer frustração e isolamento.

Conheço jovens e velhos avessos às novas ideias. Especialmente às tecnologias de informática. Não gostam do computador. Acham que ele só serve para tirar o tempo das pessoas. Esquecem-se de que tudo deve ser feito com moderação: comer, beber, assistir televisão e navegar na internet.

Se você faz uso da tecnologia da forma correta, sem exagero, só poderá beneficiar-se. O mundo virtual está aí, para nos servir, não para nos tornar fanáticos, paranoicos. Aquela pessoa que fica só no celular, no computador, esquecendo-se de que à sua volta o mundo gira, com gente ao seu lado querendo uma conversa, um pouco de atenção, está cometendo um lamentável erro.

Portanto, você não deve ser resistente às mudanças. Esteja sempre alerta e atualizado com o que está acontecendo. Leia livros, revistas e jornais; assista o noticiário nas TVs etc. Mas, não se esqueça de que a grande fonte do conhecimento está no passado. Nos grandes escritores. O livro continuará sendo a melhor ferramenta para o saber.

Estou lendo "Memórias da Casa dos Mortos", de Dostoiévski, publicado pela primeira vez em 1862. É a história de um presidiário, na penitenciária da Sibéria. Ali passou dez anos e, no livro conta a vida no presídio. E reflito: Será que no presídio há vida ou é a casa dos mortos? Creio que existe vida, e intensa. Embora, por vezes, de angústia, de tristeza. Mas há, também, euforia, alegria e esperança. O homem só morre quando perde suas esperanças. E o preso sonha com sua liberdade.

Leia livros. Seja atual.

                                                         *************************

             Não é só lavar o corpo, é preciso lavar a alma. Isso se faz com bons pensamentos.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário