sábado, 12 de dezembro de 2015

Não se relacione com o raivoso, nem com o insensato

Procure evitar o homem colérico, de pavio curto. Aquele que se aborrece por pouco e não tem tolerância. Cedo ou tarde lhe causará graves danos. "Não te juntes ao homem irascível, nem frequente o homem colérico" (Provérbios 22:24). Procure conviver com pessoas calmas, compreensivas, que perdoam os seus erros.

Afinal, todos nós erramos e queremos ser perdoados. Se assim não fosse, Jesus não teria ensinado no Pai-Nosso: "Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". Nós precisamos do perdão de Deus, mas para que sejamos perdoados temos que perdoar a quem nos ofendeu. Se você não perdoa seu semelhante não tem direito ao perdão de Deus. Só que o rancoroso não perdoa: "Perdoar, nunca! Nem morto!". Este precisa ser evitado.

Quantas sociedades comerciais poderiam prosperar não fosse a intolerância. E quantos divórcios poderiam ser evitados se os casais acolhessem essa advertência de Salomão. Você deve estar atento. Não aceite o mentiroso, o fofoqueiro, o bajulador, o indivíduo de mau-caráter. A pessoa para merecer a sua amizade deve ser sincera, honesta, recatada, de bons princípios.

Por outro lado há que ter cuidado, também, com o insensato. Como insensato podemos conceituar aquele que não tem senso comum. Quem perde a classe, a categoria, quem "quebra o pau da barraca". Eu e minha mulher fomos à uma festa num clube em São Paulo. Escolhemos uma mesa no melhor lugar. Um senhor, cordialmente, veio pedir para sentar-se conosco. Disse ser meu admirador e que leu dois dos meus livros.

Tudo corria agradavelmente, mas, ele começou a beber uísque sem parar. Já no décimo copo, passou a ser inconveniente, falando alto, gesticulando e bravo. Parecia brigar. Pedimos licença e fomos embora. O certo é que ele estragou a noite dele e a nossa. "Desvia-te do homem insensato, ou não reconhecerás palavras de sabedoria" (Provérbios 14:7).

Por fim, devo adverti-lo a ter cuidado com quem não respeita as leis.Você, certamente, conhece alguém que acha que está acima das leis. Marido que bate na mulher etc. Não se curva nem à "Lei Maria da Penha". Cuidado com pessoas desse tipo. Muitas vezes são bem-sucedidas empresarialmente. Pagam advogados caros para livrá-los das encrencas. Afaste-se dessas pessoas. São de mau-caráter.

Não se relacione com o raivoso, nem com o insensato.

                                               **********************************

Com Firmino Filho, prefeito de Teresina, no lançamento do livro "Que País é Esse?" de Toni Rodrigues, na livraria "Entrelivros".

                                               **********************************

          "Diga-me com quem andas que te direi quem és". É uma regra absoluta. Nunca falha.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário