segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Seja diligente em tudo

Você precisa ser diligente em tudo para ter sucesso em tudo. O diligente faz tudo da forma certa e na hora certa. Não procrastina, não "empurra com a barriga". Fui, durante 25 anos, advogado empresarial e tive como clientes grandes empresários. Vi muitos deles, enquanto subiam vertiginosamente, fracassarem no casamento. Por falta de diligência seus casamentos se transformaram em divórcios. Não tinham tempo para suas esposas e filhos. Enquanto administravam bem os negócios, desleixavam na vida familiar.

Um deles construiu uma linda casa no Morumbi, achando que, com isso, ia atingir a felicidade conjugal. Ledo engano. Nos primeiros tempos tudo foi "cor de rosa" e, depois, veio a dolorosa rotina. A mulher, coitada, passou a viver na solidão da luxúria. Mas, cansada, resolveu dar um basta. Dizia: "Eu quero um marido, não uma lenda".

Mas você pode perguntar: Como devo fazer para ser diligente em todas as áreas da minha vida? Confesso que não é fácil. Tudo o que é bom exige esforço para se conseguir. E, de regra, existe uma pedra no caminho: a preguiça. Toda pessoa tem tendência à ela. É a lei do menor esforço. Queremos alcançar tudo de forma fácil. Queremos riqueza, mas ficamos só no querer, esquecidos de que querer sem ação equivale a zero. "Quem cultiva a terra sacia-se de pão, quem nada faz sacia-se de pobreza" (Provérbios 28:19).

Portanto, você tem que eliminar as raízes da preguiça, que são: Egoísmo; Presunção (arrogância); e, Ignorância. Vejamos:

1. O Egoísmo. Não queira atender apenas ao seu próprio interesse. Faça algo pelo próximo. "Um negócio para ser bom tem que ser bom para as duas partes".
2. A Presunção. Achamos que somos mais sábios que os outros e, por conseguinte, autossuficientes. Com isso, deixamos de seguir conselhos. Por falta de orientação damos com a "cara na porta". O diligente aconselha-se com diversas pessoas.
3. A ignorância. É a causa última da preguiça. É preciso aprender antes de agir. O ignorante é insensato. Age sem conhecimento e isso, quase sempre, redunda em fracasso.

Por fim, devo dizer-lhe: defina bem seu objetivo; procure parceiros eficientes; e, persiga a sabedoria. Esta vale mais que o ouro.

Seja diligente.

                                                        ************************

                        Um negócio deve ser bom para os dois. Se não for assim, é injusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário