quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Escolha suas amizades

Você deve escolher bem suas amizades. Um amigo sem caráter pode levá-lo à perdição. Passá-lo para trás. Ou, ainda, roubá-lo. Não espere coisa boa de quem não tem caráter. Desde criança ouço dizer: "Diga-me com quem andas que te direi quem és". Significa que "os semelhantes se atraem". O ruim com o ruim e o bom com o bom.

Temos a tendência de imitar os outros. No meu tempo de jovem fumar era bonito. Também, beber Whisky. Passei a fazer as duas coisas para imitar os meus amigos. Isso me custou caro. Para largar o vício foi difícil. Não queira, pois, imitar ninguém. Seja você mesmo. A autenticidade tem valor incomensurável.

O apóstolo Paulo recomendou: "Não vos associeis com aquele que, dizendo-se amigo, for libertino, ambicioso, idólatra, provocador, beberão ou ladrão. Com tal pessoa, não se deve nem tomar refeição" (Coríntios 5:11). Ao contrário, se a pessoa é boa lhe trará bons dividendos. Você progredirá e será bem visto aos olhos de Deus. E, por conseguinte, terá saúde, alegria e felicidade.

Evite os maus a todo o custo. Tenha sempre uma palavra para eles na ponta da língua: não! Se lhe convidar para a mesa de bar, diga não. Se lhe convidar para ir ao prostíbulo, diga não. Diga não para tudo. Fuja deles. A amizade com um "sem caráter" de nada serve. E cedo ou tarde lhe decepcionará.

De resto, fuja do bajulador, do fofoqueiro e do matador de sonhos. Eles não são seus amigos. Procure gente boa. O mundo está cheio de pessoas boas. E, se não as encontrar, ande só."Antes só do que mal acompanhado". Esse brocardo popular é verdadeiro. Mas, saiba que você nunca está só. Deus está sempre com você e acompanha os seus passos. Seja amigo Dele. Deus é fiel. Jamais o decepcionará.

Escolha suas amizades.

                                                          **********************

Após a palestra no Rotary Club de Dracena, com minha mulher Nileide e o casal Dr. Manoel José Gomes e esposa Marileda, com livros autografados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário