terça-feira, 8 de maio de 2018

CUIDE DE SUA DIGNIDADE

Os escândalos se sucedem nos dias atuais: na política, na vida profissional e familiar. Líderes de governo presos ou processados criminalmente. Empresários também. Lares desfeitos, famílias destroçadas. Vemos a derrocada de poderosos. Seus talentos não foram suficientes para impedir a queda. E por que isso? Falta de estrutura moral, de caráter. Ausência de dignidade.

Todos os dias, nos noticiários, vemos pessoas que alcançaram poder e influência caírem do pedestal. Forçadas a renunciar de cargos ou tiveram à vida pública levada a mais humilhante exposição; enxovalhadas nas redes sociais ou publicamente. Essas pessoas perderam o que tinham de mais precioso: a dignidade. E, diga-se de passagem: esta não tem preço. Enfim, falharam. Ávidos por dinheiro ou pelo poder. Vigente a afirmação popular: "O dinheiro não é tudo".

E por que falharam? Falharam porque não tinham qualidade moral. E qualidade moral, de regra, vem do berço. Os pais, em outros tempos, costumavam dar aos filhos bons exemplos. Ensinavam não se apossar do brinquedo do outro; dividir o lanche com o amiguinho, etc.

Mas, nos tempos atuais, negligenciaram na educação, deixando isso a cardo da escola e, na escola, de regra, não tem mais a matéria "Educação Moral e Cívica". Aplicam na vida, a Lei do Gerson: "Quero levar vantagem em tudo". O egoísmo prevalece. Daí, a corrupção, a apropriação do erário e outras mazelas, como a irresponsabilidade no trato da coisa pública.

Urge, destarte, que os pais e professores se voltem para as crianças e adolescentes, ensinando-lhes os valores morais; principalmente, os valores cristãos. Na educação reside a nossa esperança. E quanto aos adultos, devem cuidar de si mesmos, dando bons exemplos. Nunca se envolver em falcatruas. Estas serão sempre descobertas. Disse Jesus: "Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido" (Lucas 12:2).

Cuide da sua dignidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário