sábado, 29 de setembro de 2018

NÃO INVEJE O RICO

A inveja é inerente ao ser humano. Um pouco de inveja todos nós temos. Mas, a perniciosa é aquela que afeta o nosso coração. O invejoso fica sufocado. Sofre por não ter aquilo que o outro tem. Especialmente poder e riqueza. Esquece de que a felicidade não está na riqueza e sim, nas coisas simples do cotidiano. Pode estar no sorriso de uma criança, no canto de um pássaro ou na alegria de encontrar uma pessoa querida.

A felicidade não está nas coisas materiais. "É preferível uma casa humilde onde se ri, do que uma mansão onde se chora". Mas, nem todos pensam assim. Ouvi uma moça, que estava a procura de um bom partido para se casar, dizer que preferia chorar num carro Mercedes Bens, do que sorrir num Fusca. Sei que a opulência é uma tentação. Asaf, personagem bíblico, no Salmo 73, descreve que foi atacado pelo vírus da inveja: "Pois comecei a ter inveja dos arrogantes, vendo a prosperidade dos maus. Para eles sofrimento não existe, sadio e bem nutrido é o seu corpo; não sofrem as labutas dos mortais, não são atingidos como os demais". Mas, Asaf entrou no santuário de Deus e entendeu qual era o fim deles.

Já caí na armadilha de almejar muita riqueza. Ganhei dinheiro como advogado empresarial e apliquei em terras. Comprei sítios e mais sítios na Grande São Paulo. Planejei a construção de Clubes de Campo. Cheguei a iniciar um clube ecológico onde o lazer seria desfrutado na natureza virgem. Era um projeto ousado. Mas, uma organização criminosa, especializada em grilagem de terras, passou a atuar na região e minhas terras estavam nos seus planos. Para não perder a paz, vendi todas as áreas, a preço de banana, para uma imobiliária fazer loteamento. Hoje sou comedido nas minhas ambições.

Procuro evitar a ganância a todo custo. Sei que ela é perigosa. Pode levar a pessoa até à morte. Tive uma amiga que vivia bem, em São Paulo. Mas, comprou uma mina de ouro no Tocantins e morreu na estrada indo para a mina. Salomão, o grande rei, diz: "Assim são os caminhos de todas as vítimas da ganância, ela rouba a vida daqueles que habita" (Provérbios 1:19).

Entretanto, não é por isso que você deve desistir de ser rico. A riqueza é boa, desde que fruto de visão e trabalho honesto. É bom prosperar e usar o dinheiro para o seu conforto e, para fazer o bem. Quando rezo peço a Deus, "Saúde, Paz e Prosperidade". Felizmente tenho sido atendido. Evite, destarte, a inveja e a ganância.

Não inveje o rico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário