segunda-feira, 1 de outubro de 2018

ABANDONE A TRISTEZA

Não muito longe de onde você mora deve ter um rio. Pegue a tristeza, faça uma trouxa e jogue-a na correnteza. À medida que ela for sendo levada, você vai melhorando e a alegria surgindo. Deus quer você alegre. A Bíblia adverte: "Afaste a tristeza para longe de ti, pois, ela matou a muitos, e não há na tristeza utilidade alguma" (Eclesiástico 30:24-25).

Sim. A tristeza matou a muitos e continuará matando. Ela é fruto de pensamentos negativos; de preocupações. Quando se instala, leva a pessoa à depressão, hoje, considerada o mal do século. Não falo aqui da tristeza eventual. Esta passa. "A tristeza pode durar uma noite, mas pela manhã vem a alegria" (Salomão). Até Jesus a teve. Quando percebeu que estava chegando sua hora, foi ao lugar denominado Getsêmani e lá, depois de orar, disse aos apóstolos Pedro, Tiago e João, que o acompanhavam: "Minha alma está triste até a morte" (Mateus 26:38).

Não posso falar da tristeza sem discorrer sobre a ansiedade e a depressão, o estado mais adiantado da angústia. Elas são irmãs gêmeas e, às vezes, confundidas, eis que, muito se parecem. A ansiedade se caracteriza pelas preocupações frequentes. A depressão, pela tristeza profunda. A pessoa fica num marasmo tão grande que perde a vontade de viver. Torna-se apático a tudo. Só quer dormir e, por vezes, fecha-se num quarto escuro.

Evitar, portanto, a angústia é de suma importância. Três coisas são valiosas para isso: atividade física, alimentação saudável e aproximação de Deus. A tristeza está mais propensa a se instalar naqueles que não têm crença. Vivemos num mundo extremamente materialista, onde as pessoas não rezam. No mais, vivem na ânsia de poder: econômico, social e político. No corre-corre para chegar na frente; antes do outro. Na maratona da vida.

Importante, pois, que você se abstenha da vontade esmagadora de poder. Em nada adianta ganhar o mundo e perder a vida. E nesta, falo também, da eterna; a principal. Quem vive na ânsia de poder torna-se ganancioso. E não confunda ganância com ambição. O ganancioso quer sempre mais e mais. É insaciável. E quando não consegue o que quer torna-se triste, amargurado. Confie em Deus que Ele proverá os seus dias. "Não tenhas medo, não te acovardes, seja forte e corajoso, pois, estarei contigo onde quer que estejas" (Josué 1:9).

Abandone a tristeza.

                                           ___________________________________

JOSÉ MOURA GOMES é Tenente da Reserva do Exército, Promotor de Justiça, Escritor Motivacional e Palestrante. Autor dos livros "Querer é Poder"; "Vou Vencer"; "Como Eliminar Preocupações e Ser Feliz"; "Tenha Sucesso Em Tudo" e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário