domingo, 28 de dezembro de 2014

Oratória: Uma bela arte esquecida

 
Fiz, recentemente, um curso de oratória, realizando um velho sonho. O curso, patrocinado pela Associação Comercial de São Paulo e União Brasileira de Escritores, é gratuito. Ministrado pelo professor João Meireles Câmara, advogado criminalista e orador de reconhecidos méritos, tem a  colaboração de outros notáveis professores: Robson, Humberto e Sueli Carlos.
          Embora gratuito e amplamente divulgado, inclusive pela internet, não tinha mais que uma dúzia de alunos, num auditório para duzentos. Não sei por qual razão as pessoas fogem da oratória como de cobra. Fugir de cobra é justificado. Ela pode levar a pessoa mordida ao óbito. Mas ninguém morre por falar em público.
          A nobre arte de Cícero e de Demóstenes está, de há muito, esquecida. Deveria ser matéria curricular em faculdades de Direito, de Filosofia e de Letras. Isso, entretanto, não ocorre. É de lamentar.
             O Dr. Câmara, um homem octogenário, pertencente à Comissão Diretora do Mutirão Cultural da UBE, tem muito conhecimento acerca da nobre arte. É escritor de livros no gênero e um entusiasta da matéria. Seus discursos são eloquentes e lembram os oradores gregos e romanos. É um clássico. Mas o que muito me valeu foram as técnicas ensinadas: de postura corporal, de tonalidade vocal e vícios de linguagem. O é é é etc. Também como evitar o "branco".
         A oratória é necessária para o desenvolvimento intelectual das pessoas. Para o sucesso. Portanto, não só para falar em público. Útil, para desenvolver qualquer raciocínio, com início, meio e fim. Assim, torna-se importante, não só para o advogado e o professor. Qualquer um de nós quer ser ouvido com prazer, e isso se consegue através das técnicas de oratória.
              No final fui eleito, pelos componentes do grupo, o orador da turma. Ser orador na conclusão de um curso é tarefa difícil; mais ainda se de oratória. Entretanto, procurei honrar a escolha da melhor maneira. E, pelas palmas, senti que agradei.
             Recomendo, pois, a você leitor, um bom curso de oratória e esse que fiz é um deles. Serve, também, para tirar inibições e dar autoconfiança.

                                       ***************************************

                             "Sonhar é partir do nada para um mundo de coisas" - JMG

                                                email: j.mouragomes@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário