segunda-feira, 4 de maio de 2015

Não se culpe pelo fracasso

Nossa vida é uma sucessão de vitórias e derrotas. Ganhamos aqui, perdemos ali. Por isso não se culpe pelo fracasso. Quem nunca fracassou em alguma coisa na vida? Ninguém. Tem um ditado chinês que diz: "O homem tem que cair sete vezes e levantar oito". Devemos, pois, permanecer de pé, sem nos culpar pelas quedas.

Muitas pessoas vivem se torturando pelos fracassos. Acusando-se pelas falhas. E, com pensamentos negativos paralisam-se. Às vezes se isolam do mundo. Essas pessoas se esquecem de que errar faz parte da condição humana e que, é errando que se aprende. Se você se entregar ao sentimento de culpa, poderá perder a capacidade de recuperação.

Por outro lado é importante observar que certos tipos de fracasso escapam ao nosso controle. São eventos como crise no mercado de trabalho, no país ou até no mundo. No momento vivemos uma crise imobiliária. A venda dos imóveis e os aluguéis caíram. Que culpa tem o corretor? Só lhe resta ser criativo e encontrar uma forma de superar a crise. E muitos ganham dinheiro nas crises. Elas servem para despertar. Muitas ideias novas surgem nesses momentos.

Por tudo isso é importante saber que ao se culpar pelo insucesso você está desperdiçando tempo que poderia ser aplicado na sua recuperação. E tenha sempre presente duas coisas: a gente aprende com os erros e é inútil perder tempo culpando-se.

Não se culpe pelo fracasso!

                                                       ***************************




Minha filha Claudia Moura Gomes, advogada e blogueira (www.claudiamouragomes.com.br) na livraria Anchieta, em Teresina, sendo fotografada com meus livros: "Como Eliminar Preocupações e Ser Feliz", "Vou Vencer" e "Menina-Vampiro", romance.

                                                    ***************************

      Aquele que tem um objetivo de vida e o persegue com denodo é firme como uma rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário