quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Faça coisas difíceis

Se você faz sempre coisas fáceis, qual é o seu mérito? Coisas fáceis todo mundo faz. Não digo coisas impossíveis. Estas só Deus faz. Mas, fazendo coisas difíceis você será reconhecido como uma pessoa capaz, competente, tenaz e esforçada. Pense nisso!

Quando eu tinha uma organização jurídica, no centro de São Paulo, fiquei conhecido como advogado das causas difíceis. E quando isso acontece o boato corre. Um conta para o outro; este outro para o outro e vira uma bola de neve. É a propaganda boca a boca. No meu caso foi fácil. Isto porque eu tinha muitos clientes editores e eles se comunicavam entre si. 

E, assim, tive causas difíceis em Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, foram muitas. Às vezes a matéria versada não era sequer estudada da faculdade. Em Goiás a causa era de Direito Agrário; em Mato Grosso do Sul, de Direito Mineral. Como eu não havia estudado estas matérias, comprei, para aquelas questões, todos os livros a que se referiam nas livrarias e estudava até altas horas da noite. Sempre bem-sucedido. Tenho presente que todo o esforço será recompensado. É o meu lema, baseado no "Querer é Poder".

A história está repleta de pessoas que fizeram coisas difíceis e tiveram seus nomes gravados em placas de "Honra ao Mérito": Mahatma Gandhi, Tomas Edson, Santos Dumont e tantos outros. Mas você poderá perguntar: O que você tem a dizer acerca das causas impossíveis? Bem. Destas tenho a dizer que como elas dependem de milagres, só Deus pode fazer. Para o homem, causas possíveis e para Deus, causas impossíveis. Isso aconteceu quando o Senhor do Universo quis mandar seu Filho Único para o planeta Terra. Enviou antes, João, para abrir o caminho.

Zacarias era um homem temente a Deus e casado com Izabel que era mulher estéril. Izabel era rejeitada socialmente porque não podia gerar um filho; naquele tempo era assim. Mas Deus a abençoou dando-lhe um filho que foi chamado João. Foi este que abriu o caminho para Jesus, batizando no rio Jordão e anunciando a vinda do Messias. E, com isso, posso dizer que com Deus até as coisas impossíveis se tornam possíveis.

Faça coisas difíceis.

                                                         ************************


Este livro foi escrito quando eu era Promotor de Justiça em Teresina, ocupando o cargo de Coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Estado do Piauí. São temas ligados à criança e ao adolescente, como Alimentação nas Escolas, Prostituição Infantil, Proibição da Venda de Bebidas Alcoólicas para Menores e outros. Acompanha o Estatuto, Lei nº 8069/90.

                                                          ************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário