quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Como iniciar a leitura da Bíblia

Confesso que sempre gostei da Bíblia, o livro dos livros. Aliás, um livro que contém muitos outros; uma biblioteca inteira. No decorrer da minha existência, vez ou outra, a manuseei, mas nunca tive a disposição de a ler por inteiro. Certo dia, porém, resolvi fazer isso. Iniciei, é claro, pelo Gêneses. Entretanto, observei que até chegar no Novo Testamento iria levar meses. São muitos livros e capítulos.

Naquela ânsia de devorá-la tive uma visão noturna. Sonhei adentrando num bairro novo, talvez uma cidade. Era tudo futurista. Edifícios moderníssimos, trânsito sem congestionamento, lindas praças e lojas. Coisa de mil anos à frente. Avistei logo adiante uma Universidade. Prédio moderníssimo, ainda em acabamento na parte superior. Uma janela num dos andares se abriu e um homem apareceu mostrando-me um livro. A Universidade chamava-se Lucas. "Lucas University".

Pela manhã interpretei o sonho. Haveria que iniciar a leitura pelo "Evangelho Segundo Lucas". Acho que deve ser o evangelho preferido de Jesus, pela concisão e simplicidade. No mais, foi, também, Lucas que escreveu "Atos dos Apóstolos" que mostra como surgiu a igreja primitiva e a luta de Pedro para evangelizar os Judeus e a de Paulo, para evangelizar os Gentios. Destarte, como foram formadas as comunidades cristãs.

Assim fiz e agradeço ao Senhor Jesus pela visão. Uma orientação segura de como iniciar a leitura da Bíblia. É como se tivesse sido convidado para um banquete e comido primeiro a sobremesa. Li o "Evangelho Segundo Lucas" e "Atos dos Apóstolos". Em seguida, li as cartas de Paulo e as demais, finalizando com o Apocalipse, e voltei ao "Velho Testamento".

Passei a admirar Lucas. Ele esteve com Paulo, nas suas viagens missionárias, e até no fim da vida. Quando Paulo escreve à Timóteo, pedindo que venha ter com ele, diz: "Só Lucas está comigo". Isso porque, tinha mandado seus colaboradores à outras regiões. De lembrar que Lucas era médico e até nisso serviu ao apóstolo.

Acho que você pode fazer o mesmo. É, sem dúvida, uma boa maneira de iniciar a leitura da Bíblia. E ler a Bíblia é uma obrigação de todo o cristão. Mas não espere ficar idoso para ler o Livro Sagrado, já que ninguém sabe quando haverá que estar diante de Deus para prestar contas do que fez na terra.

                                                 ***************************

A Bíblia é o mais importante de todos os livros existentes no mundo; fonte de cultura e sabedoria. E o que é mais importante: é o livro de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário