domingo, 1 de outubro de 2017

O elixir da juventude

Depois de muitos anos de vida, descobri o elixir da juventude. Mas, não está à venda nas farmácias. Nem custa dinheiro. É o sorriso, a alegria. Em qualquer idade, quem é alegre e sorri é jovem. Ao contrário, o triste, amargurado é velho.

Já vi jovens velhos e velhos jovens. O que mais envelhece uma pessoa é o ódio, a amargura. Se a amargura for causada pelo mal que alguém lhe fez, perdoa. É o que consta do Pai-Nosso, a oração que Jesus nos ensinou. É, sem dúvida, a melhor forma que você tem para se livrar do ressentimento.

A alegria é incompatível com a raiva, o ódio. A Bíblia está cheia de recomendação acerca disso: "Desapareça do meio de vós todo o amargor e exaltação, toda ira e gritaria, ultrajes e toda espécie de maldade" (Efésios 4: 31). Somente as pessoas boas, de bom coração, conseguem levar uma vida de alegria e, consequentemente, ser jovem em qualquer idade.

As rugas da amargura são visíveis no rosto de quem conserva o ódio no coração. Sabiamente o apóstolo Paulo ensina: "Não se ponha o Sol sobre vossa ira" (Efésios 4:26). Isso quer dizer: Não deixe a mágoa permanecer no seu coração; elimine-a enquanto é dia. Se você for dormir raivoso, terá insônia e o dia seguinte será de cansaço, de envelhecimento. 

Acabei de ver a cantora Tetê Espíndola na TV, já de cabelos brancos, mas jovial. Ela é alegre e sorri muito, até mesmo cantando. O sorriso é bom, não só para os artistas, mas, também, para todos nós. Se você quer ser jovial, sorria sempre. É o elixir da juventude.

                                             *************************

Evite o envelhecimento sorrindo. É bom para você e para todos que o cercam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário