sexta-feira, 13 de abril de 2018

SEXTA-FEIRA TREZE

Encontrei uma amiga no clube em São Paulo, que de há muito não via. Perguntei do que andava cuidando. Deu-me um cartão, onde lia-se: PAULA CAMPOS - Astróloga e Quiromante. Isto é, consulta os astros e lê a mão. Disse-me que seu consultório está sempre cheio e que só atende com hora marcada. Certamente, uma profissão milenar. Em outros tempos, de ciganos.

Você já deu a mão para uma cigana? É supersticioso? Costuma dar três pancadinhas na madeira para escapar do azar? Não passa debaixo de escada? Não gosta de gato preto ou de sexta-feira 13? Se assim age, saiba que faz parte da maioria das pessoas. A superstição acompanha o homem desde os primeiros tempos. Ela faz parte da cultura de todas as civilizações.

A superstição de números é universal. Na Europa, poucos edifícios têm o 13º andar. Os construtores pulam do 12º para o 14º. Muitas aeronaves não têm a poltrona 13. Mesmo no Brasil, os últimos apartamentos a serem vendidos são os do 13º andar. O medo do 13 está, provavelmente, ligado à crença religiosa, posto que, Judas, traidor de Jesus, foi o número 13 à mesa da Santa Ceia, por ter chegado atrasado.

Quando o número 13 é associado a uma sexta-feira, o azar é aumentado. Eva comeu a maçã numa sexta-feira e, com Adão, foram expulsos do Paraíso. Caim matou Abel numa sexta-feira. O Dilúvio Universal teria começado nesse dia. E não é só. Cristo foi crucificado numa sexta-feira.

Derramar sal, passar debaixo de escada e cruzar no escuro com gato preto são, também, coisas evitadas. Mas, é bom evitar as superstições. Elas não são coisas boas. Procure cuidar de tudo o que é bom e virtuoso, embora isso nem sempre seja possível. Até Salomão, o grande rei, pecou quando, para agradar suas mulheres, mandou fazer altares para outros deuses. De resto, a Bíblia condena consultar adivinhos. "Não recorrais aos que evocam os espíritos, nem consulteis os adivinhos, para não vos tornardes impuros. Eu sou o Senhor vosso Deus" (Levítico 19:31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário