segunda-feira, 23 de julho de 2018

NÃO HUMILHE NINGUÉM

A humilhação carrega, quase sempre, uma carga de injustiça. Ela deprime a pessoa, avilta e entristece. Nunca é benéfica. De resto, causa estrago, mais ainda, no humilhador. Há sempre quem toma as dores do humilhado.

Tenha, presente, o que disse Jesus: "Os humildes serão exaltados e os soberbos serão humilhados". Esta é, sem dúvida, a Lei do Retorno. Portanto, cuidado! Não profira palavras ofensivas contra ninguém. Seja manso e respeitador. Assim você crescerá aos olhos de Deus e dos homens.

A humilhação quando proferida contra o velho, a criança e o deficiente físico, torna-se ainda mais grave. E o que dizer, quando proferida contra o feio? O feio tem, às vezes, talento que nenhum bonito tem e pode merecer a preferência de Deus. Jesus escolheu a casa de Zaqueu, que era baixinho e, presumidamente,  feio, para almoçar.

Há quem, para ofender alguém, não mede as palavras. Profere palavrões, insultos e impropérios. Exalta-se ao extremo. Mas, vai à igreja e se posa de bom cristão, enquanto destila ódio, coisa do diabo. Sem compostura, humilha um aqui, outro ali, até receber o troco.

Nesse sentido, é bom lembrar que a temperança é uma questão de hábito. Você deve adquirir o hábito de ser calmo. Disse Jesus: "Seja manso como eu sou". Conte, pois, até dez, antes de ofender alguém. Use a regra de ouro ensinada pelos grandes pensadores e pelo Mestre de Nazaré: "Não faça aos outros o que não gostaria que os ouros lhe fizesse".

Não humilhe ninguém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário