domingo, 19 de agosto de 2018

NÃO DISCUTA COM O INSENSATO

Evitar discussão acalorada é bom, principalmente com pessoas raivosas. Elas atuam com intemperança e nos causam constrangimento. Gosto da frase: "Da discussão não nasce a luz e sim o fogo que incendeia os corações destruindo as amizades, até mesmo as vidas do próprio berço". De fato, quantas inimizades surgem em decorrência de uma discussão? Isso ocorre com frequência.

Quando você perceber que a polêmica está tomando rumo desagradável, fique quieto. "Deixe a poeira abaixar" e as coisas voltarão ao normal. Isso é aplicável em casa, com a mulher e os filhos, mas, igualmente, no trabalho e fora dele. Procure ser manso, bom; "a bondade também se aprende". A mansidão tem valor inestimável. Disse o Mestre de Nazaré": "Seja manso como eu sou".

E mais. Às vezes você não está tão certo quanto pensa e ficando quieto vai raciocinar melhor. Já imaginou manter uma discussão e depois de tudo perceber que estava errado? Que chato não? Só lhe resta pedir perdão. E pedir perdão é necessário sempre que se deixa a outra parte contrariada pela injustiça sofrida. O perdão alivia as tensões e faz bem, principalmente, para quem pede; quem praticou a injustiça.

E o que dizer dos casais que são incapazes de "dar o braço a torcer" nos pequenos desentendimentos diários? De regra, se veem, mais tarde, com enorme dificuldade de relacionamento que culmina com o divórcio. Laços matrimoniais rompidos com mágoa que perdura por toda a vida.

Raivosos, não se perdoam. O apóstolo Paulo, sabiamente, recomendou: "Não se ponha o Sol sobre vossa ira" (Efésios 4:26), Isto quer dizer, perdoe logo, não deixe para depois. Perdoe enquanto é dia; não deixe anoitecer. Não tenha receio de pedir perdão: "Errar é humano e perdoar é divino". Mas, o melhor mesmo é evitar a contenda.

Não discuta com o insensato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário