quinta-feira, 25 de junho de 2015

Não abra mão dos seus valores

Alguns valores são universais, como a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Valem, destarte, para todas as culturas. Outros, são adquiridos, principalmente, na infância. São ensinados pelos nossos pais e outros membros da família: respeitar os mais velhos, fazer as lições de casa, tomar banho pela manhã, escovar os dentes após as refeições, etc.

São tantos que não podemos sequer enumerar. Mas, uma coisa é certa: são eles que formam a nossa cultura e servem de balizamento em nossa vida. É como a pista do aeroporto iluminada nas laterais, para um pouso seguro. Eles atuam na formação da nossa personalidade, de nosso caráter.

Para que você possa ter sucesso em tudo, siga os ensinamentos adquiridos. Reflita acerca deles. Você não deve abrir mão de certos valores básicos, como à humildade, à crença, à honestidade e o amor. E, nesse passo, vamos falar um pouco desses valores:

1. A humildade nada tem a ver com pobreza. Para ser humilde você não precisa andar com roupa velha. Precisa, isto sim, não ser arrogante; não achar que é dono do mundo. Você deve saber os seus limites e reconhecer os seus erros. Pedir perdão quando ofende alguém.

2. A crença é ter uma postura de fé, de quem acredita. Saber que é filho de Deus e que tudo pode, com Sua ajuda; ter autoestima e autoconfiança.

3. A honestidade é uma das melhores qualidades do homem. Ninguém dá emprego a um desonesto. Nos dias atuais é uma das qualidades do líder.

4. O amor, segundo Albert Einstein, o maior cientista de todos os tempos, é a maior força do universo. "Deus é amor" e "só o amor constrói". Faça, pois, tudo com amor.

Não abra mão dos seus valores!

                                                 ********************************

                    O maior significado que se pode dar à vida é amar. José Moura Gomes







Nenhum comentário:

Postar um comentário