sábado, 28 de novembro de 2015

Tenha maturidade

Sentimos confiantes quando estamos diante de uma pessoa madura e sentimo-nos instáveis frente a uma imatura. Esta, parece movimentar-se ao sabor do vento. Dá a impressão de ser egoísta, de querer apenas o seu benefício. É superficial e inconsistente.

Pergunto-lhe: você teria coragem de pedir um conselho à uma pessoa imatura? Creio que não. Portanto, a maturidade é uma das principais qualidades para quem quer obter sucesso na vida. Uma qualidade para exercer cargo de confiança; uma qualidade do líder.

De destacar que a maturidade não depende de idade. Podemos encontrá-la num jovem. A idade cronológica nem sempre corresponde a idade psicológica. Há jovens "com cabeça" e velhos "sem cabeça". E mais. Encontramos professores, prefeitos, juízes e até presidentes de república de nível psicológico claramente imaturo.

Antes de ser eleito presidente da República americana, John Kennedy, por ser jovem, foi questionado por Truman: "O senhor tem certeza de que está preparado para assumir a presidência?". A resposta de Kennedy foi: "Não me lembro de ter mostrado falta de bom senso e responsabilidade enquanto fui senador". O critério não é, pois, a idade e, sim, a pessoa, que pode ser madura ou imatura.

Destarte, a maturidade não é, necessariamente, idade madura e, sim, certas características encontradas no homem de qualquer idade. As principais são: autoestima, autoconfiança, responsabilidade, solidariedade, paciência, prudência, honestidade, domínio das emoções e desejo de servir os outros.

Todas essas características da pessoa são importantes, mas, sem autoconfiança não há maturidade. É, pois, absolutamente necessária. Abraham Lincoln, antes de assumir a presidência dos EUA, disse: "Se há trabalho para mim, creio que estou preparado".

Tenha maturidade.

                                                             *************************

Ter prudência demonstra firmeza de caráter. "Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém".

Nenhum comentário:

Postar um comentário