quarta-feira, 27 de julho de 2016

Tenha coragem de dizer a verdade

Muitas vezes nos acovardamos em dizer a verdade com medo de represália, com receio de magoar a pessoa ou até mesmo de torná-la nossa inimiga. Com isso deixamos de fazer um bem para a própria pessoa, que poderia corrigir-se, mudar sua atitude. "A verdade é dura e dói".

Eu era editor, tinha uma pequena editora, quando visitei minha irmã Silvina. Era, também, tenente do Exército; da reserva. Achava-me importante. E ela me desbancou. Disse: "Você precisa voltar a estudar; fazer uma faculdade". Eu respondi: "Pra quê? Já sou editor e tenente da reserva". Ela retrucou: "Isso não é nada! O conhecimento, sim, é tudo. E isso está na Universidade!".

Passei dias pensando no que ela disse. Toda a minha importância caiu por terra e resolvi fazer a faculdade de Direito. Se não tivesse ouvido essa verdade, não seria, hoje, Promotor de Justiça. A verdade dói, mas, precisa, em muitos casos, ser dita. Para o próprio bem da pessoa.

Se a verdade não fosse tão importante, Jesus não teria dito: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". E Ele fez tudo, enquanto esteve entre os homens, para demonstrar a importância de ser verdadeiro. Augusto Cury, em seu livro "O Mestre dos Mestres", diz: "Sua coragem para expressar os pensamentos trazia-lhe frequentes perseguições e sofrimentos ... Mesclava a singeleza com a eloquência, a humildade com a coragem intelectual, a amabilidade com a perspicácia".

Em face disso, acho que devemos ser verdadeiros sempre. Mesmo correndo o risco de nos causar constrangimento. De resto, nunca proferir uma mentira, por menor que seja. A verdade é a luz do mundo e a mentira as trevas, a escuridão.

Tenha coragem de dizer a verdade.

                                                  ******************************


                                          Rosas exalam perfume e livros sabedoria.

                                             



Nenhum comentário:

Postar um comentário