domingo, 5 de fevereiro de 2017

Não guarde rancor

A pior desventura de um homem é guardar ódio no seu coração. O coração é lugar que se deve guardar amor, nunca ódio, ressentimento. Nesse órgão vital, para o ser humano, passa todo o sangue que irriga o corpo, através dos vasos sanguíneos. Se você tem raiva frequente, seu corpo está sendo envenenado. Você está lançando em todo o seu organismo veneno, inclusive no seu cérebro. Daí para um Acidente Vascular Cerebral ou um Infarte, é uma questão de tempo.

Se você tem um desafeto, alguém que lhe fez mal, não guarde rancor. Quem guarda rancor é o maior prejudicado. Mas você poderá perguntar: "O que devo fazer para não guardar ódio?". Perdoe! Só o perdão poderá livrá-lo desse mal que pode levá-lo à morte. Jesus ensinou a perdoar e, nesse passo, deu o maior gesto e perdão de todos os tempos. Mesmo na cruz, com dores atrozes, olhou para o céu e disse: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que estão fazendo". De fato, estavam crucificando o Criador do céu e da terra.

Você, assim como eu, deve saber de alguém que morreu de rancor. Alguém que, de tanto ódio de uma determinada pessoa, veio a falecer. E olhe: quando acontece um AVC, em escala máxima, não há hospital que dê jeito. Não se deixe chegar a esse ponto. Use o remédio único existente: o perdão. E, se possível, ore pelo ofensor. No fundo, quem ofende alguém, é um coitado; merece oração.

De resto, se o caso for grave, lembre-se de que existe na terra, uma justiça composta de policiais, promotores e juízes, para cuidar de quem pratica crimes. E, se o ofensor escapar dessa, não escapará da justiça divina. Ali, quem humilhou será humilhado. Deus, sempre toma às dores do fraco, do pobre, do oprimido, da viúva e do órfão. Tenha certeza disso.

Por fim, cuidado para não participar do ódio da massa, da coletividade. Talvez seja esse o mais grave dos ódios. Capaz de crueldade atroz: o linchamento. E, quando falo em linchamento, pode ser, também, moral. Vemos, hoje, no Brasil, um ódio generalizado contra os corruptos. Eles são agredidos verbalmente nos aeroportos e onde quer que estejam. Devemos deixar a justiça brasileira cuidar disso, sem envenenar os nossos corações.

Não guarde rancor.

                                                           **************************
O Palácio de Karnak, localizado em Teresina, é a sede oficial do governo do Estado do Piauí,  Brasil. Sua arquitetura é clássica e seus jardins são do famoso paisagista Bule Mark. Seu nome Karnak foi dado em homenagem a um templo grego.


Nenhum comentário:

Postar um comentário