segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Ouça os sábios

Para se instruir acerca das coisas da vida, ouça os sábios. Mas, você poderá perguntar: "Aonde vou encontrar um sábio?". Bem. Se você sair por aí a procura de um sábio para ouvi-lo, vai ser difícil. Mas, se você tiver uma Bíblia, tem ao alcance das suas mãos, muitos sábios. O maior deles, claro, é Jesus. Porém, há outros que você pode ouvir. Salomão, o grande rei, é um deles. Nos Provérbios você vai encontrar muita sabedoria. Outro, é Seraclides, que no ano 185 a. C. escreveu em língua hebraica o Eclesiástico.

O primeiro deles, Jesus, conheci na minha infância. Minha mãe era sua ferrenha devota. Os outros vim conhecer na idade adulta. São maravilhosos. Especialmente Jesus, o filho de Deus. Porém, os sábios são muitos e estão espalhados pelo mundo. Você pode até ter um dentro da sua própria casa: seu pai, sua mãe ou seu irmão mais velho. E você, com certeza, terá muito o que aprender com eles. Às vezes, são verdadeiros filósofos e contam histórias que educam.

Havia um rei que estava expandindo o seu reinado através da conquista de novas terras. Ele próprio comandava seu Exército. Quando, com seus soldados, chegou nas proximidades de uma pequena cidade, obteve a rendição sem perda de vidas. O certo é que, quando dominava uma povoação, levava os homens para trabalhos forçados em outra parte do reino e as mulheres eram escravizadas.

Mas, ali havia um sábio e ele pediu para falar com o rei. Disse: "Majestade, quero lhe oferecer a coisa mais preciosa do mundo: o amor. Sim. O amor do meu povo. Sei que sois generoso e cristão. Portanto, merecedor. Se os homens daqui, não forem levados e as mulheres não forem escravizadas, lhe daremos graças e muito amor. Vamos orar pelo seu sucesso, dia e noite". O rei, enterneceu-se e disse aos soldados: "Não façam mal algum à esse povo. Dê-lhes provisões para muitos dias e ergam no centro da povoação uma igreja para que possam venerar o Meu Rei". E o que mais surpreendeu é que o rei tinha um Rei e queria que fosse venerado.

Saber  adquirir conhecimento é a verdadeira sabedoria. "O homem que sabe vale mais". E, para alcançar o saber é preciso estar atento ao que dizem os sábios. Ame a sabedoria como Salomão a amou, pois, é ele quem diz: "Eu a amei e a procurei desde a juventude e aprendi fazê-la minha esposa, apaixonado por sua beleza" (Sabedoria 8:2).

Ouça os sábios.

                                                   *******************************


Com Nileide Espíndola, minha mulher, apresentando os livros de autoajuda que escrevi, na Bienal Internacional do Livro, de 2016, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário