quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Fuja dos maus companheiros

Você deve fugir dos maus companheiros. Não ande com pessoas de mau caráter. Elas poderão levar você para o mau caminho. O mundo está cheio de pessoas ruins. Selecione os seus amigos, seus colegas e companheiros. Não seja ingênuo. De regra, eles são ardilosos e convincentes.

Isso ocorre desde que o mundo é mundo. A serpente convenceu Eva a comer a maçã e ela convenceu Adão. Pecaram por não seguirem o que Deus havia dito: "Não comais do fruto da árvore que está no meio do jardim" (Gênesis 3:3). E o castigo que Deus deu à Adão, pela desobediência, foi: "Comerás o pão com o suor do teu rosto" (Gênesis 3:19). Foi esta, sem dúvida, a primeira transgressão cometida pelo homem.

Mas, ele continuou pecando e isto desagrada ao Criador, por ter que castigá-lo. Ninguém ficará impune pelo "crime" cometido. Cedo ou tarde será descoberto. A árvore boa dá bons frutos e a árvore má dá maus frutos. E cada árvore se conhece pelos seus frutos (Lucas 6:13). Veja, pois, as ações cometidas pelos seus amigos e companheiros. Se forem boas, eles são bons e se más, são ruins.

Quando jovem pertenci a uma companhia de teatro: "Macunaíma" de Sílvio Ziber. Ensaiei a peça "O Bancário". A trama se dá entre duas pessoas: um correntista do banco e o faxineiro. Ambos trabalhavam durante à noite; somente eles. E o correntista procurava a todo o tempo convencer o faxineiro a arrombarem o cofre. Ele sozinho não conseguia fazê-lo. Mas o faxineiro tinha seus princípios, seus valores e temia aceitar; mais, ainda, por ter mulher e filhos. Finalmente, aceitou a ideia e o resultado foi trágico. Quando estavam em ação o alarme do banco tocou. E a peça termina com a sirene da viatura da polícia.

Eu também na juventude fui tentado. Um amigo, que era da polícia, procurou a todo o custo, convencer-me a, com ele, assaltar um "Trem Pagador". Ele sabia que um certo banco mandava, no Trem da Central, malotes contendo dinheiro para um grupo empresarial fazer o pagamento dos funcionários da fábrica; o pagamento era em espécie. Eu, como o limpador do banco, tinha meus princípios, meus valores e, diferente deste, não aceitei, embora o plano fosse, aparentemente, perfeito. E mais: afastei-me dele. Por sorte, não executou o plano. Deu o "golpe do baú", casando-se com uma moça rica. Não sei se foi feliz.

Fuja dos maus companheiros.

                                                       *****************************
                                             
 

Teresina, cidade moderna, banhada por dois rios, Poty e Parnaiba, é excelência no ensino e na Medicina. Suas faculdades e livrarias a projetam no conhecimento, no saber. É entre Teresina e São Paulo que divido o meu tempo, dando palestras e escrevendo. Meus livros podem ser encontrados nas livrarias da cidade.

                                                      ******************************                                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário