segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Tenha uma cultura eclética

Você deve escolher o que há de melhor para a formação da sua cultura. Portanto, tenha uma cultura eclética. Ou seja, variada, mas primorosa. Você, como ser humano, não tem condição de saber tudo. Só Deus sabe tudo. Mas pode escolher o que é bom, evitando se perder em conhecimentos supérfluos que não levam a nada.

Não vá atrás do autor e, sim, da obra. Autores famosos escreveram porcarias. Gabriel Garcia Marques, prêmio Nobel, escreveu "Minhas Putas Tristes"; Paulo Coelho, "Adultério". Pura pornografia. Cuide do que lê. Não encha sua cabeça de lixo. Como dizem que toda pessoa deve ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro, muitas pessoas estão tendo filho sem poder cuidar, plantando árvore que não dá fruto e escrevendo livro que não merece ser lido.

Nesse passo, recomendo a Bíblia e os escritores cristãos. Também obras de conhecimentos gerais. Um pouco de filosofia é bom: Platão, Aristóteles e Sócrates. Dos escritores clássicos, indico: de Milton, "O Paraíso Perdido"; de Dante, "A Divina Comédia"; de Camões, "Os Lusíadas"; de Servantes, "Dom Quixote". Mas, você pode ler de Shakespeare, "Romeu e Julieta"; de Victor Hugo, "Os miseráveis" e de Leon de Tolstoi , "Querra e Paz".

Na área de autoajuda, a qual me dedico, recomendo os escritores mais antigos: Napoleon Hill, autor de "A Lei do Triunfo"; Dale Carnegie, autor de "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" e Norman Vicente Peale, autor de "O Poder do Pensamento Positivo". São meus mestres. Mas o maior de todos os meus mestre é Jesus Cristo. Eu me sacio nos seus ensinamentos contidos no Novo Testamento.

Para ter uma cultura eclética, não se esqueça dos músicos: Beethoven, Mozart e Chopin. Nem dos pintores:  Van Gogh, Rembrandt e Picasso. Em especial, de Leonardo Da Vinci, para mim, um gênio, o maior de todos. Meu óleo predileto é Mona Lisa, sua maior obra. Foi pintado em quatro anos (1503-1507) e está exposto no museu do Louvre, em Paris. Ela tem sorriso enigmático, mãos grandes, com dedos finos e delicados. Era, possivelmente, esposa do mercador florentino Francesco Del Giocondo.

Tenha uma cultura eclética.

                                                        *************************

               Mona Lisa, obra-prima de Leonardo Da Vinci, exposta no Museu do Louvre, em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário