sábado, 13 de agosto de 2016

Seja honesto

No livro "Tenha Sucesso Em Tudo", de minha autoria, enumero alguns princípios da liderança e um deles é a honestidade. Sem dúvida, uma regra de conduta que os políticos jamais deveriam abrir mão. Mas não é o que vemos nos dias de hoje. E o que falta? Caráter.

O caráter não se adquire nas universidades; vem do berço. De regra é uma virtude adquirida na família. Os pais ensinam os filhos os dez mandamentos e um deles é não roubar. Mas hoje são poucos os pais que ensinam seus filhos essa conduta. Assim, a honestidade passou a ser coisa rara. E o honesto passou a ser visto como um alienígena.

Senão vejamos. Dias atrás, em Campo Grande, MS, Adalberto Espíndola, um senhor de 55 anos, encontrou uma carteira na calçada, ninguém por perto, abriu e tinha novecentos reais. Resolveu entregar na Delegacia. Lá, a delegada, achou o fato inusitado. Chamou uma repórter e deu notoriedade ao caso.

Adalberto, um homem simples, bem que precisava desse dinheiro. Seu carro, uma Elba, se encontrava precisando de reparo: pneus velhos e a lataria já corroída. Mas, seus valores de família falaram mais alto. "Nunca se aposse do que é dos outros"; ensinou seu genitor Onofre Menezes. E ele, tomou essa decisão. A mais acertada, sem dúvida.

A imprensa e a TV noticiaram o seu gesto e a empresa onde trabalha reuniu os empregados para homenageá-lo. O patrão lhe entregou um prêmio de dois mil reais. Agora Adalberto vai reformar sua velha Elba. Serviu de exemplo. A honestidade tem valor incomensurável. E mais: Deus está vendo.

Seja honesto.

                                                             *********************
*********************
                       Adalberto Espíndola feliz com o prêmio recebido do patrão pela honestidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário