domingo, 21 de agosto de 2016

Procure fazer o bem

A solidariedade é um comportamento humano indispensável para uma vida em sociedade. Ela é observada não só entre os homens, como também entre os animais e aves. Tenho costumeiramente observado isso, com satisfação.

Certo é que nem sempre podemos obter sucesso quando procuramos ser solidários. Ao chegar na garagem do meu prédio encontrei um filhote de Bem-te-vi, em estado de sofrimento. Ele tinha engolido um grande inseto e estava engasgado. Levei-o e coloquei na sacada do apartamento. Numa operação complicada consegui extrair o inseto. Ali o deixei por algumas horas. Quando voltei os seus pais estavam alimentando-o.

Durante toda a manhã e parte da tarde fizeram esse esforço pelo filho. Iam e logo voltavam com alguma coisa. Eu apenas o supri de água. Fiquei ali sentado, numa distância de um metro e o casal de Bem-te-vi não se intimidava com minha presença; parece que sabia que eu era do bem e que estava ali para ajudar.

Mas, deixei o filhote e fui escrever um artigo para jornal. Ao cabo de duas horas voltei. Ele estava agonizando no sol inclemente que batia na sacada. O calor era infernal. Assisti seu último suspiro tristemente. Fiquei com sentimento de culpa. Afinal poderia ter evitado sua morte não deixando ali no calor intenso.

Duas coisa, entretanto, me deixaram intrigado: como seus pais ficaram sabendo que ele estava na sacada do meu apartamento? E, após a morte do filhote, porque não voltaram com alimento? As aves têm mais percepção do que nós. Mais proximidade de Deus.

Procure fazer o bem.

                                                       *****************************

Informo que agora tenho dois novos seguidores: Marcia Stilck e Antonio Xavier. São sobrinhos, que muito estimo. Sejam bem-vindos ao meu Blog. Beijos.

                                                      ******************************


  Quadro da pintora Vanda Pacheco Saab, que está na sala do meu apartamento em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário