domingo, 24 de abril de 2016

Exerça boa influência

Estamos a todo o instante influenciando alguém. Através dos nossos modos, dos nossos costumes, dos nossos hábitos. E nesse sentido posso dizer que você está exercendo boa ou má influência. Destarte, policie-se para não levar aos outros influência perniciosa, fruto de maus hábitos.

Hoje pela manhã fui advertido por meu filho, o Fábio, durante o café, quando tirava o miolo do pão. Ele disse: "Pai, o miolo faz parte do pão e não deve ser tirado". Confesso que fiquei envergonhado e pedi desculpa. Não tenho o hábito de tirar o miolo do pão. Em resumo: comi o miolo já amassado. E por que agi assim? Certamente porque já vi alguém fazer isso.

Vivemos em sociedade e devemos procurar dar bons exemplos. Ou seja, exercer influência benéfica. Levar as pessoas para a prática de maus hábitos é extremamente reprovável. O aforismo popular que diz: "Diga-me com quem andas que te direi quem és" é pura realidade. O alcoólatra leva o amigo para a mesa do bar; a beata leva a amiga para rezar na igreja etc. Por isso advirto-lhe: cuidado com quem andas!

No meu tempo de jovem os fumantes ao tirar o cigarro da carteira ofereciam a quem estivesse por perto. Era até falta de educação não oferecer cigarro para quem estivesse ao lado. E esse costume em muito ajudou a propagar o vício. Fumar juntos, beber juntos é como se praticar exporte juntos ou ir ao sarau juntos; pode se tornar hábito. Uma companhia é salutar desde que seja boa.

O que estou dizendo é da maior importância para o líder. Aquele que conduz os liderados; um grupo, uma equipe. Se o líder é bom, exerce sobre o grupo uma influência construtiva. E o verdadeiro líder é servidor. É uma característica do líder moderno. Procura servir as pessoas lideradas, ajudando-as na obtenção de melhoria de vida. De resto, procura exercer influência formando novos líderes.  Procura vencer com a equipe; sempre juntos. Todos chegarão ao topo juntos, tendo à frente o mais capaz.

Exerça boa influência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário