quarta-feira, 20 de abril de 2016

Não queira subir sozinho

Quando você estiver em condição de crescer, não queira subir desacompanhado. Aquele que sobe sozinho não tem apoio e quando está prestes a cair não tem em quem se segurar. O líder que leva sua equipe com ele para o topo, além de conseguir mais prestígio e satisfação interior, tem o mérito de ser solidário, servidor. A liderança moderna é servidora. Não atua com poder e, sim, com autoridade.

A liderança clássica, em que o líder procurava dominar pelo medo, através de imposição, não funciona mais. Se exauriu há mais de um século. Certo é que, com ela, muitos fizeram fortuna; inclusive John D. Rockefeller, da Standard Oil Trust. Mas os tempos mudaram. Hoje, os líderes não exercem pressão e, sim, persuasão. Procuram persuadir seus liderados a fazerem o que têm em mente. Não há imposição.

Isso, muito de deu, em face das leis trabalhistas. O empregado adquiriu direitos que, naquela época, jamais se imaginava. Atualmente, fala-se nos meios trabalhistas, até mesmo com frequência, do assédio moral. E as brincadeiras de mau gosto já não são toleradas nas empresas e nas repartições públicas. Vê-se, pois, que o subalterno adquiriu respeitabilidade. É visto com dignidade.

Com base nesse contexto, o trabalho em equipe passou a merecer mais atenção. As reuniões são frequentes e a melhoria no trabalho, na busca do sucesso, passou a ser consenso do grupo. O líder ouve os liderados, respeita suas opiniões e escolhe seus parceiros e colaboradores com base nos princípios da liderança, respeitando, sobretudo, a meritocracia. Isto é, promovendo os mais capazes.

Entretanto, o que mais se destaca na liderança moderna é a ideia de conjunto. A equipe atua como um todo e, consequentemente, o sucesso é atribuído a todos. O individualismo, o egoísmo, de há muito foi superado.
E isso é bom. Já na antiguidade os sábios recomendavam mais humanidade nas relações pessoais. Lao-tzu, no século sexto da era cristã, dizia que os líderes deveriam ser menos egoístas e mais eficientes. Deveriam liderar com amor e dar mais oportunidade aos seguidores.

Não queira subir sozinho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário