terça-feira, 5 de abril de 2016

Seja um líder competente

O sucesso de uma pessoa pode ser medido pela sua liderança em família, na sociedade e no trabalho. Certo é que há bons e maus líderes. Onde existe um bom líder as coisas andam bem. A vida das pessoas que o seguem melhora. O progresso é visível e seus seguidores felizes. A má liderança, ao contrário, é desastrosa. As pessoas recebem a influência maléfica do mau líder e a situação torna-se difícil, complicada para todos.

Isso, é verificável em qualquer lugar. Um chefe de família sem virtude faz padecer a mulher e os filhos. Um empregador egoísta, que só pensa nos lucros da empresa, deixa seus empregados desesperançados, sem perspectiva de futuro. O presidente de um país que não sabe gerir os negócios do estado e as finanças públicas, leva o povo ao sofrimento. As crises se sucedem.

Tudo, em fim, passa pela liderança. Não há como se fugir disso. Crises políticas, financeiras, corrupção e outras mazelas são, de regra, provenientes de má liderança. O líder é pois o responsável. Portanto, se você quer saber se um líder é bom, observe seus liderados. Se estão satisfeitos, felizes, progredindo e esperançosos, o líder é competente. Assim, os melhores líderes são aqueles que promovem o desenvolvimento dos seus liderados. E se você quer saber se um líder é eficiente, olhe para aqueles que são conduzidos por ele.

Harry Truman, que foi presidente americano, analisou a questão acertadamente: "São os homens que fazem a história, e não ao contrário. Em períodos nos quais não há liderança, a sociedade para. O progresso ocorre quando líderes corajosos e habilidosos aproveitam a oportunidade para promover mudanças positivas". Se por um lado, como disse Truman, a sociedade para, por outro, há que se ter presente que, há reações heroicas de novos líderes que colocam os "vagões nos trilhos". Os homens passam e os Estados ficam.  

Seja um líder competente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário