domingo, 3 de abril de 2016

Não poupe elogios

Você deve elogiar as pessoas. Elogios sinceros, é claro. Todos gostam de ser elogiados. Mas, advirto-lhe: não exagere. Você pode passar por bajulador. E o bajulador não é confiável. Entretanto, não tenha receio de elogiar quando isso implica em reconhecer boas qualidades de alguém ou até mesmo para incentivá-la a progredir naquilo que faz.

Tenho um leitor que exagera: "Você e um Beethoven da autoajuda; um Michelangelo; um Einstein". Não precisa chegar a tanto para dizer que o escritor escreve bem. Diga: Gostei do seu livro; do seu artigo, e basta. Meu filho Fábio está fazendo um projeto de ingresso no mestrado da USP. Fez uma matéria e veio comentar. Gostei muito e disse: Você é inteligente; foi no âmago da questão. Parabéns! Ele saiu com ar de vitória.

Todos nós precisamos ser incentivados, elogiados. O elogio nos dá força. Em casa, costumo elogiar os meus. Nem a empregada escapa disso. Quando a comida está boa eu falo. E ela procura caprichar sempre. O ambiente fica leve, descontraído, feliz. Por isso recomendo: elogie sempre.

O Exército brasileiro usa o elogio com frequência. Quando o militar é competente e disciplinado recebe elogios do comando, que são lidos na frente da tropa em formação. Também concede medalhas, que nada mais é que uma forma de reconhecimento do valor do soldado. Isso é bom para quem recebe e serve de exemplo para os demais.

Se você é líder, não deixe de introduzir essa forma de reconhecimento do trabalho dos seus liderados. Sua equipe se fortalece. Você vai ver que a produtividade aumenta. E a equipe atua como um todo, sob a sua chefia.

Não poupe elogios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário