sexta-feira, 22 de abril de 2016

Faça uma escolha criteriosa

Se há coisa séria na sua vida, é a escolha. Isto porque ela define você. Posso dizer sem medo de errar que você é produto da sua opção. Em outras palavras, você é o que escolheu para você. Tudo depende, pois, da sua escolha. Acho que o maior poder do homem é o da opção; capacidade de optar. Esta capacidade está ligada ao maiores bens espirituais concedidos pelo Criador ao homem: o pensamento e o livre arbítrio. Ninguém pode pensar por você e ninguém pode escolher por você.

Vivemos uma vida de escolhas. Escolhemos a religião, a profissão, as amizades, com quem casar e tudo o mais. A escolha é, pois, uma constante em nossas vidas. E escolher não é fácil. Mas, bem ou mal, temos que escolher. Nesse sentido posso dizer que a pior escolha é não escolher. Se você faz uma opção errada, pode tentar consertar e se não for possível, aprender com o erro.

Não quero tratar aqui de ensinar com que roupa você deve ir a festa. E, sim, de algo mais complicado. Alguma coisa que pode mudar a sua vida para melhor ou para pior. E, nesse sentido, é importante ter presente que quando se tratar de escolha de grande importância procure refletir. Não aja intempestivamente. E mais: ouça pessoas entendidas. Uma ou mais. Salomão, o grande rei, personagem bíblico, aconselha em Provérbios usarmos conselheiros e quanto mais, melhor.

Quando eu completei o ensino médio, em Corumbá, MS, uma cidade na fronteira com a Bolívia, fui mostrar o meu diploma ao Senhor Henrique A Chamma, grande empresário paulista. Ele era dono da indústria siderúrgica onde eu trabalhava. Após examinar o documento e minhas notas, disse: "Você pode trabalhar em uma das nossas empresas em São Paulo ou no Rio de Janeiro e estudar". Disse mais: "São Paulo é lugar de estudo e trabalho e o Rio, de estudo e diversão. Escolha!".

Fui consultar o meu cunhado que era um dos gerentes da firma e ele disse: "Bem. O Sr. Henrique facilitou  sua escolha ao dizer que São Paulo é lugar de estudo e trabalho". O certo é que essa escolha mudou minha vida radicalmente. Ouça, destarte, conselheiros, pessoas entendidas, "experts", quando o assunto é sério. Mais ainda, em se tratando de questão que envolva outras pessoas. Você está jogando com o futuro dos outros. Portanto, se você é líder, procure ouvir sua equipe.

Faça uma escolha criteriosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário