quinta-feira, 19 de maio de 2016

Faça perguntas

Procure fazer perguntas sempre que estiver em dúvida sobre alguma coisa ou para aprender. Já disse o filósofo: "A curiosidade abre o caminho para a perfeição". Nesse sentido pode-se dizer que quem não tem curiosidade, quem não faz pergunta, não se desenvolve.

Mas as perguntas devem ser pertinentes. Isto é, ligadas a questão em foco. Se assim não for, você fará papel de bobo. Não vá perguntar ao seu professor de Física quantas estrelas tem no céu. Ou quantos peixes tem no mar. Mas pode perguntar sobre quais foram as últimas descobertas de planetas do observatório da NASA e sobre a extinção das baleias.

Respondendo a primeira pergunta ele dirá que já foram descobertos mais de mil planetas e que, mais de quinhentos são, aproximadamente, do tamanho da Terra. E quanto às baleias, dirá que a caça desse mamífero do mar deve ser internacionalmente proibida. Só assim poderemos ter baleias nos séculos futuros. E, nesse passo, parabéns ao "Grenpeace", organização ecológica não governamental, cujos militantes arriscam a vida para salvá-las enfrentando, nos mares, terríveis pescadores.

Até João Batista teve dúvida e mandou dois de seus discípulos perguntar a Jesus se era Ele mesmo o enviado de Deus. A resposta foi: "Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa-Nova. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito" (Lucas 18: 23).

A pergunta deve, pois, ser bem feita. Só assim você terá uma boa resposta. As pessoas de sucesso, de regra, fazem as melhores perguntas. Portanto, perguntas de qualidade geram respostas de qualidade; altamente elucidativas. E, com isso, aprendemos mais. Nossas ideias se abrem com respostas bem dadas. Não tenha receio de fazer perguntas. É um excelente meio de se aprender. E, no que concerne a liderança, é importante dizer que o líder moderno precisa, mais que qualquer outro, fazer perguntas aos membros da sua equipe para estabelecer o rumo a ser seguido.

Faça perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário