domingo, 16 de julho de 2017

Não queira ter sempre mais e mais

Cuidado com o seu prosperar. A prosperidade normal é boa e abençoada por Deus, mas, quando excessiva tende a prejudicar a pessoa. Isso porque vira ganância e o ganancioso jamais será feliz. "Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens" (Lucas 12:15).

Com isso não quero dizer que o progresso tem limite. Mas que deve obedecer às regras que regem a convivência harmoniosa entre os seres humanos. Tirar do pobre, o pouco que tem, para acumular no seu depósito, inutilmente, é injusto. Você não tem condição de usar dez pares de sapato. Nem dois ao mesmo tempo. Quando eu era criança, na escola, a professora disse que Eva Peron, primeira dama da Argentina, de então, possuía 100 pares de sapato. Fiquei abismado: como pode alguém ter tantos sapatos? Hoje vejo gente com excesso em tudo e outros sem nada.

E o que dizer dos corruptos? Daqueles que se apropriam do erário ou que se beneficiam de propinas para favorecer grandes empresas nas licitações. São dignos de pena. Quando descobertos pela Polícia Federal vão amargar na cadeia. O dinheiro nos bancos suíços de nada vale. E olhe que tudo o que é feito durante à noite é visto durante o dia. "Não há nada de oculto que não venha a ser revelado e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido" (Lucas 12:2).

Conheço um homem muito rico; já velho. Tem prédios, hotéis, concessionárias de veículos e transportadoras, mas seu passatempo é no clubinho, batendo papo com os amigos. Nem beber pode, pois teve problema no fígado. Adora médicos. Perguntou-me: "Você é médico?". Respondi: não; sou promotor de justiça. Ele fechou a cara e não mais me olhou. Dias depois, lendo nos jornais, fiquei sabendo que ele estava sendo processado por ter, "mano-militari", tirado uns posseiros de suas terras.

Querer ter sempre mais e mais é um vício, como o de fumar, de beber ou, até, de drogas pesadas. A ganância é sempre desmedida. De tão perniciosa pode levar o ganancioso ao cárcere ou à morte. E vai aqui uma observação: não confunda com a ambição, que é o desejo de ter prosperidade. Essa é normal.

Não queira ter sempre mais e mais.

                                                       _______________________________

A dor espiritual é a maior de todas, pois dilacera o coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário