sábado, 15 de julho de 2017

Valorize as pessoas

Todos têm seu valor. Não há quem não tenha. Valorize, pois, as pessoas. Elas gostam de ser valorizadas. Todo ser humano tem o desejo de ser importante, de ter o seu valor reconhecido e se você o fizer, conquistará sua simpatia. Sigmund Freud disse que "todo ser humano tem necessidade sexual e desejo de ser grande".

Ninguém escapa disso. Eu tenho, assim como você, esses dois desejos. E, para que possamos agradar alguém, devemos reconhecer sua importância. Procure, pois, reconhecer nas pessoas aquilo que elas têm de bom. E, nesse particular, saiba que toda pessoa, mesmo sendo ruim, tem o seu lado bom que deve ser valorizado.

Conheci um homem, síndico de um prédio, que ninguém ali gostava dele. Era chato ao extremo. Qualquer desvio do condômino era observado: o carro fora do lugar; uma criança com bola em local não apropriado; o lixo deixado fora de lixeira etc. Nada escapava aos seus olhos e era objeto de multa que vinha no boleto condominial. Eu, entretanto, o agradei quando disse que ele tinha moralizado o prédio. Ficou meu amigo. Até que, enfim, alguém o valorizou.

Recebi um elogio do guardador de carros onde faço, ao anoitecer, minhas caminhadas. Disse-me: "O senhor é um dos poucos que me cumprimenta. As pessoas parecem ignorar que eu sou gente. Mas o  senhor é diferente. Gosto do senhor, não porque me dá um dinheirinho, mas, porque me valoriza".

Procuro dar às pessoas o seu devido valor, sua importância. Afinal, somos todos filhos de Deus, feitos à sua imagem e semelhança. Quando recebi o elogio, do guardador de carros, eu disse: se não fosse você meu carro não ficaria aqui em segurança. Sou-lhe grato por isso. E mais: não sou melhor do que você. Talvez tenha mais qualidades do que eu."Os humildes serão exaltados e os soberbos serão humilhados".

Valorize as pessoas.

                                             ______________________________

O som mais lindo e reconfortante do Universo é a voz de Deus. Moisés e o apóstolo Paulo a ouviram. Mas Ele tem falado com muitos em nossos dias. Jesus vive e se manifesta. Aproxime-se Dele.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário