quinta-feira, 9 de julho de 2015

Saiba dizer não

Você precisa saber dizer não, quando as coisas não lhe convém. Há pessoas que querem nos transformar em verdadeiros escravos dos seus desejos. São envolventes e possessivas. Consomem nossa energia a todo o instante. São verdadeiros vampiros. Se deixar sugam o nosso sangue. Livre-se delas, dizendo: Não e Não!

Podendo evitar essas pessoas, melhor. Mas se não puder, esteja sempre com um pé atrás. Pronto para dizer não. Elas costumam nos pegar de surpresa: "me empresta o seu carro hoje? O meu foi para a oficina". Ou: "me dá a chave do seu apartamento de praia? Quero ir, com meus amigos, passar lá este fim de semana". E assim por diante. Não têm escrúpulo. Fazem os pedidos mais absurdos.

Um amigo do meu filho Fábio, pediu emprestado uma calça jeans que ele usava muito. Quando pediu de volta, o amigo, para não devolver, disse que tinha feito da calça uma bermuda. Em resumo: ficou sem a calça e sem o amigo.

Temos que ter "desconfiômetro". Abusar da boa vontade das pessoas é um péssimo costume. Muitas vezes, por gentileza, alguém nos oferece algo que tem, de muito pessoal. Cabe a nós agradecer e recusar. Há pouco tempo, um amigo ofereceu-me sua casa de praia. Disse: "procure lá minha caseira e fique o tempo que quiser". Agradeci o nobre gesto, mas não fui lá.

Saber dizer não é uma arte e você precisa aprendê-la. Do contrário, vai criar inúmeros problemas para você. Procure contornar a situação. No momento não dá; vou pensar, etc. Seja forte. Não ceda às investidas do inescrupuloso. Ele é, de regra, manhoso e quer pegar você na palavra: "Não vai falhar comigo!". Ou: "Você prometeu!". Etc.

E tem mais. Essas pessoas são extremamente egoístas e costumam lhe oferecer algo, às vezes um presentinho, para pedir alguma coisa sua, de valor imensamente maior. São calculistas. Cuidado! Uma delas me mandou um "café da manhã" e dias depois, pediu meu apartamento de São Paulo emprestado. Queria passar lá uns vinte dias "de papo pro ar", como ela própria disse. Eu estava na época morando em Teresina. Fiz uma coisa que não costumo fazer: mentir. Disse que o apartamento ia entrar em reforma. Sei que a mentira não pegou bem, porque ela sumiu.

Saiba dizer não!

                                                *******************************

                   Mais vale um cachorro amigo, do que um amigo cachorro. Dito popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário