quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Adquira o hábito da economia

Li, aos 19 anos, o livro "A Lei do Triunfo" de Napoleon Hill. Ele ensina que devemos adquirir o hábito da economia. Nessa época eu trabalhava num banco e ganhava pouco. Meu salário mal dava para pagar a pensão onde eu morava em São Paulo e comprar livros escolares. Mas, mesmo assim, abri uma poupança na Caixa Econômica. Ali eu depositava um dinheirinho. Pouco, muito pouco. Às vezes, as moedas do cofrinho.

Entretanto, esse pouco dava-me imensa satisfação. Via a conta aumentar mês a mês. E pensava: "De tostão em tostão se chega a um milhão". Outra frase que me vinha à cabeça, dita por meu pai José Arlindo Gomes, um filósofo popular formado na escola da vida, era: "De grão em grão a galinha enche o papo".

Com base num anúncio de jornal arranjei outro emprego: Vendedor de Livros. Venda de livros encadernados em forma de coleção. Obras de luxo de autores famosos. Com isso passei a ganhar mais e minha poupança foi aos poucos subindo.

Isso muito me valeu. Estabeleci-me por conta própria. Montei minha editora numa salinha de prédio, no centro da cidade. Com os anos passei a ocupar o andar inteiro e um outro andar, no edifício vizinho, onde ficava o departamento de vendas. Eu tinha 30 vendedores, duas kombis e um carro de passeio moderno. Já não morava em pensão e sim num apartamento de luxo. Mas, por ter estudado Direito, passei a advogar no mesmo local e em face do sucesso profissional fui aos poucos encerrando minha atividade de livreiro.

Acho, pois, que você deve adquirir o hábito da economia. E não pense que isso é impossível. Basta guardar, como fiz, um pouquinho do que ganha, todo o mês. Gosto muito do ditado: "O pouco com Deus é muito".
Eu consegui fazer "do tostão um milhão". Você também poderá conseguir.

Adquira o hábito da economia!

                                                      ***********************

Quem pensa e fala em abundância terá, inexoravelmente, novas oportunidades; amplas e inesperadas. José Moura Gomes




Nenhum comentário:

Postar um comentário