domingo, 30 de agosto de 2015

Seja um líder servidor

Você poderá perguntar o que é ser um líder servidor. É ser prestativo. Estar sempre pronto a ajudar as pessoas que o segue. O líder servidor ouve os seus problemas e as ajuda a encontrar soluções. Faz o papel do bom pai. O melhor exemplo que temos de líder servidor é Jesus Cristo. Ele aglutinava em volta de si, doze apóstolos e muitos discípulos. A todos servia.

Para você ser um líder servidor basta imitá-lo. Organize sua equipe de forma humana. E siga o que Jesus ensinou: "Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". O líder precisa ter fé num ser superior que o ajudará nas horas difíceis. Precisa também amar as pessoas. Especialmente aquelas com as quais convive diariamente. É num clima de amor e harmonia que se assenta a verdadeira liderança.

E, para ser líder, precisa desenvolver várias qualidades, dentre as quais: à confiança em si mesmo, à iniciativa, à dignidade, à coragem, o entusiasmo, à persistência e o sentimento de justiça. Mas, precisa acima de tudo servir. Jesus servia não só os seus apóstolos e discípulos. Certa feita falou longamente para uma multidão e, após, não querendo que todos fossem embora com fome, os alimentou fazendo o milagre da multiplicação dos pães.

Mas, tem uma coisa que você deve procurar sempre: aprender. Aprender e ensinar. Você precisa saber bem o seu ofício. Nada há que substitua o conhecimento. Você precisa saber com exatidão tudo o que se refere ao seu trabalho. Só assim você será respeitado. E, além de saber tudo acerca da sua profissão ou atividade, você precisa saber expressar o que sabe em linguagem clara e segura. Falar com desembaraço. Procure exercitar-se na arte de falar em público.

Eu tive a felicidade de ser, na juventude, vendedor. Fui vendedor de livros encadernados; coleções de livros.
Precisei conhecer o que vendia e o fiz. Lendo os livros que vendia, é claro! E como é sabido, o vendedor tem que saber se expressar para persuadir o cliente.

Como Tenente do Exército, oficial combatente, isso muito me valeu. Tive que dar ordens de comando para a tropa; meus soldados. E mais tarde, como Promotor de Justiça tive que desenvolver a oratória jurídica. Sem o uso perfeito da palavra eu não poderia exercer nenhuma dessas atividades.

Qualquer que seja sua área de atuação procure saber expressar-se com clareza. Falar com exatidão. E não se esqueça: sirva ao máximo os membros da sua equipe. O retorno é certo.

Seja um líder servidor!

                                      ******************************

              Na batalha da vida só quem serviu o próximo será servido. José Moura Gomes




Nenhum comentário:

Postar um comentário