segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Tenha bom aperto de mão

Não descuide do seu aperto de mão. Principalmente quando for apresentado a alguém. Você já ouviu dizer que "a primeira impressão é a que fica". Um aperto de mão firme, indica confiança e frouxo, falsidade. Um bom aperto de mão é aquele que demonstra apreço, calor humano.

Mas, o aperto de mão deve ser dado na dosagem certa. No meu livro "Querer é Poder" eu falo do Tanaka. Um lutador de Karatê que, quando me cumprimentava deixava os tendões da minha mão em frangalho. Passei a mudar de calçada quando o via. Não é preciso exagero para se mostrar confiante. O excesso pode causar efeito contrário. Ocultar complexo de inferioridade.

Quando cumprimentar, não fique agarrado na mão da pessoa. Solte-a levemente, suavemente. A menos que a pessoa permaneça pegada na sua mão. Se isso acontecer, mantenha-se cordial e aguardando ela soltar. Há pessoas que gostam de nos sentir. Principalmente os idosos carentes de afeto. É a "fome da pele". Todos os seres vivos, de temperatura quente, têm esse sentimento.

Mas, o aperto de mão poderá ser seguido de abraço. Isso, entretanto, só deve ocorrer entre pessoas que já se conhecem. O cumprimento quando dado pela primeira vez, deve ser formalista, respeitoso e, afetuoso. "Caliente" como diria o espanhol.

Certas pessoas têm suor excessivo nas mãos. É uma disfunção de glândulas que, felizmente, tem solução. Há cirurgia para isso. Quem tem, não deve se constranger. Minha própria filha passou por esse problema e resolveu. Hoje tem as mãos sequinhas.

O aperto de mão é de grande significado no relacionamento entre as pessoas. Pode transmitir simpatia, frieza, sensualidade, medo, confiança e desconfiança. Por isso acho que você deve observar o seu.

Tenha um bom aperto de mão!

 *******************************


José Moura Gomes no lançamento do livro "O Ministério Público do Piauí e do Brasil", do, também, promotor e escritor Tom Oliveira (autografando), na livraria Anchieta em Teresina.

 *******************************

O amor ao próximo pode ser demonstrado por diversas formas. Até por um aperto de mão. José Moura Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário