quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Cuide da voz e das palavras

Através da voz e das palavras proferidas podemos facilmente fazer avaliação do caráter de uma pessoa. Uma pessoa que teve inimizades, procurou vingar-se, alimentou ressentimentos, teve ódio, tem uma voz gutural que desagrada a todos. Rosna como cachorro.

E a pessoa que tem fala mansa, pausada, pronuncia bem as palavras e, que tem uma voz nem alta e nem baixa, de regra, teve uma vida serena, sem grandes turbulências. É calma e comedida. Tem voz de som agradável. Normalmente é pessoa magnética e de bom caráter.

Porém, tenho uma boa notícia para quem tem voz ruim, desagradável: É possível alcançar uma boa voz, suave aos ouvidos de todos. Necessário, entretanto, exercitar a voz. Se possível usando um gravador.

E, acima de tudo, deve mudar a maneira de pensar. Deve esquecer o passado e não se preocupar com o futuro. Viver o presente. Sim. Viver o presente com Deus. Só os bons têm boa voz e proferem boas palavras. Não deve guardar ódio, nem ressentimento de quem quer que seja. Aconselho a leitura da Bíblia: os Provérbios de Salomão e o Novo Testamento.

A voz pode ser alta, média e baixa. Em determinadas circunstâncias pode-se usar uma das três. Mas, no dia a dia, a voz média com alternância de tons é a que soa melhor aos nossos ouvidos. Ela indica calma na mente e no coração.

De resto, procure usar palavras que demonstram autoconfiança e autoestima. Seja sempre positivo ao falar. Lembre-se que suas palavras, assim como seus pensamentos, dão volta ao mundo e retornam para você em forma de coisas boas ou ruins. "Você é o que pensa na sua mente e no seu coração".

Cuide da voz e das palavras!

                                                  *******************************

A vida para ter valor deve ser influenciada pelo amor, cultura e educação. José Moura Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário