quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Livre-se do invejoso

O invejoso não é seu amigo. Se puder ele o destrói. Fique atento para poder identificá-lo. Ele está em toda parte. No seu clube, na repartição onde você trabalha, na sala de aula onde você estuda e até mesmo na igreja que você frequenta, disfarçado de santo.

A história está repleta de pessoas que foram destruídas por invejosos. O primeiro homicídio na face da terra foi cometido por inveja: Caim matou Abel. E não pense que Jesus foi morto por outra coisa. Os sacerdotes do templo e os fariseus morriam de inveja do Mestre de Nazaré. Não entendiam o porquê dos seus milagres. As multidões o seguiam.

Mas você poderá perguntar: Como devo fazer para identificar o invejoso? É fácil. Ele o elogia muito ou o critica muito. Como tem inveja do seu sucesso pode interferir nos seus projetos. É um "matador de sonhos". Procura dissuadir no sentido de você não seguir em frente. Diz: isso não é para você. Não vai dar certo. É muito difícil! E mais. O invejoso é um fracassado. Uma pessoa que não deu certo na vida. Vive falando mal dos outros. Acho que não preciso dizer nada mais. Sua percepção vai cuidar do resto.

Porém, tem duas maneiras de você evitar a inveja. Uma delas é você não ostentar o seu sucesso. Um príncipe de Florença, na Itália, usou esse método. Construiu um castelo na beira do caminho. Por fora muito feio e por dentro lindo, suntuoso. Quem passava pela estrada não invejava o castelo do príncipe. Dizia: "Que mal gosto!". O outro método é fazer o invejoso morrer de inveja. Ostente ao máximo. Apareça! Acho, entretanto, que a primeira maneira de evitar a inveja é a melhor.

Por fim, devo lhe dizer que há atividades mais vulneráveis à inveja: a política, o comércio, a indústria. Quando você diz: fulano é empresário. Logo alguém pergunta: "De que?". Essa curiosidade tem uma pitada de inveja. Mas é natural. Um pouco de inveja todos nós temos. Porém, a que me refiro é aquela que faz derrubar passarinho.

Livre-se do invejoso!

                                         ************************

O invejoso é digno de pena, porque a inveja faz mais mal a ele do que a pessoa visada. José Moura Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário