sábado, 30 de janeiro de 2016

Evite ficar acima do peso

Vivemos numa sociedade desumana que discrimina os gordos. Lamentavelmente. As pessoas acham que os gordos são assim, porque querem; por relaxamento etc. Mas não é verdade. Quando a pessoa adquire excesso de peso é porque alguma coisa vai mal. Talvez uma vida desestruturada, estresse, ansiedade ou outra coisa qualquer. E o que devemos fazer? Respondo com uma só palavra: amar. Devemos amar os gordos e compreendê-los. Pense: "poderia ser eu". Sim. Poderia ser você. E por que não? E mais: gordura não é doença, embora possa levar a isso: pressão alta, diabete e, quase sempre, ansiedade. A ansiedade e a obesidade andam juntas.

Mas, o amor a tudo vence. Se você convive com alguém que tem excesso de peso, procure ajudá-lo. Encoraje-o a emagrecer. É uma questão de hábito. Comer de forma imoderada é hábito. Se mudar o hábito de comer, comer, comer, vai, com certeza, emagrecer. Claro que precisa força de vontade e, de regra, é só o que precisa; uma vontade firme, um querer ardente. Não um querer anêmico e, sim, um querer autêntico, firme. Com uma vontade inquebrantável, um querer ardente, tudo é possível.

Entretanto, advirto-lhe: se você está com excesso de peso, não vá atrás de dietas mágicas. Reduza gradativamente a quantidade: de dois hambúrgueres por dia, para um; de um por dia, para um a cada dois ou três dias. Se tiver um carrinho de cachorro quente na porta da sua faculdade, fuja dele. E mais. Escolha alimentos de poucas calorias. O pão francês, pela manhã, não deve ser dispensado. Você precisa dele para manter seu corpo com carboidrato, para ter energia, e, o português da padaria precisa manter seu negócio. Mas, não faça como o João Luiz que come quatro pães no café da manhã. Porém, há caso em que consultar um endocrinologista, uma nutricionista e até mesmo um psicólogo se faz necessário.
 
Evite os doces, as gorduras e, sobretudo, a geladeira durante a noite. Procure dormir cedo. Quem dorme tarde, quase sempre, não dispensa as idas até a geladeira. E você sabe tanto quanto eu, o que tem nela. Comida, é claro! E, muitas vezes, farta. O bolo, o pudim e outras guloseimas. A madre superiora do Colégio das Irmãs, que era magra, sempre dizia: "gordura e doçura, levam à sepultura". E olhe que ela viveu 96 anos.

A pessoa que mais gosta de você é você mesmo. Desenvolva sua autoestima. Você deve ser autoconfiante e saudável. Você pode! Ninguém pode caminhar por você; ninguém pode sorrir e amar por você. Só você. Coloque, pois, uma advertência na porta da geladeira: Eu quero, eu posso! E mantenha esses dizeres o tempo que for preciso. E, acima de tudo, pense magro. Veja-se magro. Imagine-se magro. Deixe que a Lei da Atração trabalhe por você. De resto, mesmo que você tenha excesso de peso, não fuja do convívio social. Os gordinhos têm seus charmes. Mas, é bom ficar de bem com a balança.

Evite ficar acima do peso.

                                                    ****************************


Prédio onde reside o Escritor José Moura Gomes e família, no bairro Paraíso, em São Paulo.


*****************************


A vontade se apresenta de três formas: fraca, média e forte. Só a forte é irresistível e a tudo vence.










                                                 






Nenhum comentário:

Postar um comentário