quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Não dê crédito ao bajulador

Quando você estiver subindo na vida, muitos bajuladores se acercarão de você. Eles lhe encherão de lisonjas. Enchem o seu ego de fantasias. Eu encontrei muitos deles pela frente. Quando fui candidato à deputado federal por São Paulo, pela primeira vez, acreditei neles e me decepcionei. Diziam: "Você vai estourar a boca do balão. Vai ser o mais votado do seu partido". Não passei de terceiro suplente e nas outras eleições não mais caí em conversa.

Ao político, de regra, são feitos inúmeros pedidos e os bajuladores são exímios nisso. Bajulam para levar vantagem. Um deles veio a minha procura e para mostrar seu potencial, trouxe os auxiliares; "bons cabos eleitorais". Tinha um projeto de trabalho, para minha campanha eleitoral, perfeito. Mas precisava de dinheiro para executá-lo. Dei o dinheiro e o material. O varredor de rua veio me avisar: "Doutor, tem pacotes e mais pacotes, fechados, de sua propaganda, jogados no lixo. Ali na esquina. São muitos".

O bajulador nem sempre quer vantagem econômica. Às vezes, quer simplesmente ser seu amigo. Tê-lo no rol das amizades. Quer, pois, conquistá-lo com adulação, com elogios irreais. Portanto, nunca peça conselho ao bajulador. Ele pode inflar tanto o seu ego que você pode chegar ao ponto de cometer bobagem. Ele diz: "Você é iluminado; você é inteligentíssimo; você é o maior; em tudo o que você põe a mão vira ouro". Não acredite nele.

Sei que você, como eu, quer ter sucesso. Mas, cuidado! Nunca se deixe iludir pelo possível sucesso. Seja comedido. Tenha os pés no chão. Saiba que o bajulador é como a serpente que, nunca se pode confiar nela. Quando você menos espera, ela pode dar o bote e lhe pegar.

O treinador de serpentes de um circo, no espetáculo, entrou na jaula e se deixou enrolar por uma delas; enorme. Depois que o envolveu, ela se comprimiu e lhe esmagou os ossos. A plateia ficou atônita e gritava: "Meu Deus!". O erro do treinador foi ter confiado na serpente. Achou que já a havia domado.

Não dê crédito ao bajulador.

                                                       **************************

Se você voar como a galinha, não verá mais que alguns metros; mas, se voar como o condor, verá o horizonte. Pense grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário