segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Não seja ganancioso

A ganância é a maior causa de prejuízos financeiros. E o pior é que todos nós temos a semente da ganância em nossos corações. Devemos, portanto, ter cuidado para não germiná-la. É uma planta terrível que cresce silenciosamente. Quando notamos, já somos gananciosos. E voltar para a parcimônia, para a humildade, é coisa difícil.

A ganância é uma vontade profunda de obter algo, custe o que custar. Nem sempre é por dinheiro. Pode ser pelo poder, por satisfação sexual, pelo reconhecimento ou outra coisa qualquer. De regra, o ganancioso é exibicionista. Gosta de ostentar o que possui: o carrão, a mansão, a mulher bonita. Está até mesmo no coração do escritor. Quer ser o melhor de todos; figurar em todas as livrarias do Brasil e do mundo.

O ganancioso é presa fácil dos golpistas. Não faz muito, fui procurado por um deles: falante e convincente. Elogiou as minhas obras e disse que havia me procurado para promover-me. Levar-me no programa da Ana Maria Braga, do Jô Soares etc. Perguntei: quanto custa? Deu o valor. Não era muito, mas saí de fininho.

Eu já caí em muitos golpes. Aos 30 anos de idade, comprei uma fazenda em Mato Grosso e quando quis conhecê-la observei que era terra de índios. Uma reserva indígena. E o pior: de índios que come gente. Antropófagos. Se eu fosso lá, reivindicar meus direitos, certamente me transformariam num bom churrasco.

E não é só. Já comprei terreno em ilha, no Oceano Atlântico, onde não se pode construir por ser terreno de marinha. Isto é, em área estratégica sob a proteção da Marinha do Brasil. Fui um tolo? Sim. Eu era ganancioso e todo ganancioso é ingênuo, tolo. Além disso fui arrogante, presunçoso. Não pedi orientação à ninguém. Achava-me autossuficiente. Hoje sigo o conselho de Salomão: "Assim são os caminhos de todas as vítimas da ganância, ela rouba a vida daqueles que habita" (Provérbios 1:19).

Quando o ganancioso não perde a vida, perde a paz. Vive numa busca incessante. Quer sempre mais e mais. O ganancioso jamais será feliz.

Não seja ganancioso.

                                                        *********************

                                   Sonhar é partir do nada para um mundo de coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário